Alimentos coloridos e saudáveis

Uma dieta colorida contribui para aproveitar melhor os benefícios dos alimentos

Escrito por Deborah Busko

Você já deve ter ouvido falar que, quanto mais colorido for o seu prato, melhor. A explicação para isso não é só porque a refeição fica mais atraente, mas as cores dos alimentos representam a predominância de certos nutrientes. Ou seja, cada cor representa os benefícios que o alimento pode nos oferecer.

O ideal é que as refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar contenham alimentos coloridos, no mínimo alimentos de três a quatro cores diferentes. Tente acrescentar cores e não quantidades ao prato, escolha alimentos de cores variadas.

Conheça os benefícios de cada cor

Alimentos verdes

Nos alimentos verdes há grande quantidade de clorofila, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Neste grupo, destacam-se alface, repolho, agrião, espinafre, acelga, salsa, chicória, couve, brócolis, repolho, rúcula, manjericão, escarola quiabo, vagem, ervilha, pimentão verde, abobrinha e pepino. E as frutas, abacate, limão uva verde e kiwi.

Alimentos amarelos

Possuem flavonóides, antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

São ótimos para ajudar na manutenção dos tecidos e do cabelo e aumentar a imunidade do organismo. Ainda são ricos em vitamina A e C.

Na lista de alimentos amarelos estão milho, pimentão amarelo, mamão, melão, abacaxi, caju, carambola, damasco.

Alimentos laranja

São ricos em vitamina A, vitamina C, betacaroteno. A vitamina C é antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele. Os alimentos laranja também possuem nutrientes que são excelentes para amenizar a retenção de líquidos e inflamações. Entram neste grupo cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina.

Alimentos vermelhos

Protegem contra diversas doenças e também contra o estresse. Possuem antioxidantes como o licopeno e a vitaminaC. Na classificação dos alimentos vermelhos estão tomate, beterraba, pimentão, repolho roxo, morango, maçã, cereja, uva vermelha, melancia, framboesa, goiaba, pitanga, caqui e romã.

Alimentos brancos

Sua principal característica são as substâncias antiflamatórias, antifúngicas e que protegem contra o câncer. Os alimentos brancos que mais conhecidos e muito usados são o alho e a cebola.

Assuntos: Alimentação

Para você