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Alimentação para cada tipo de TPM

Descubra qual é o seu tipo de TPM e como deve ser a alimentação para aliviar e controlar os sintomas

em 17/09/2014

Foto: Thinkstock

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A alimentação pode ser uma grande aliada de quem sofre com os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual. Mas o que funciona para você, pode não ter o mesmo efeito para a sua amiga e vice-versa.

Quando a mulher está próxima “daqueles dias”, os ânimos ficam alterados e o corpo sofre algumas mudanças que podem afetar o comportamento. Algumas ficam mais sensíveis, outras mais irritadas, com dores ou até mesmo mais deprimidas.

Isso porque existem vários tipos de TPM. É isso mesmo, a TPM pode variar de mulher para mulher e cada uma delas tem necessidades específicas.

Sabendo fazer as escolhas certas na hora de montar o prato, o resultado é o alívio dos desconfortos e dias mais tranquilos até a chegada da menstruação.

Se você ainda não sabe qual é o seu, veja com qual deles se identifica e conheça a alimentação para cada tipo de TPM.

Tipo A

Os principais sintomas da TPM tipo A são irritabilidade, oscilações do humor e ansiedade. Os alimentos que podem ajudar a aliviar esses sintomas devem ser ricos em vitamina B6, responsável pela produção de serotonina, substância que proporciona sensação de bem-estar. A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos integrais.

Quem tem esse tipo de TPM deve evitar ao máximo chocolate, refrigerante, álcool, laticínios e café, pois eles podem aumentar os sintomas desagradáveis. Além de uma alimentação mais saudável e rica em vitamina B6, os exercícios físicos também são eficazes para combater os sintomas. Para a TPM tipo A, os exercícios mais indicados são ioga e alongamento.

Tipo C

Os principais sintomas da TPM tipo C são dor de cabeça, compulsão por açúcar e fadiga. Para cortar a vontade descontrolada de comer doces e aliviar os demais sintomas, é recomendado apostar sempre em um cardápio combinando um carboidrato com uma proteína, ou seja, um pão com uma fatia de peito de peru ou algum outro tipo de proteína.

Para evitar que os sintomas se agravem, os alimentos e bebidas como açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces devem ser evitados ao máximo. Os exercícios mais indicados para a TPM tipo C são hidroginástica, natação ou uma simples caminhada.

Tipo H

Os principais sintomas da TPM tipo H são seios doloridos, inchaço e ganho de peso. Para ajudar a combater esses sintomas, é preciso seguir um cardápio rico em frutas que tenham bastante água, como melancia, melão e tangerina. Outra dica é consumir até 2 litros de água por dia e beber muita água de coco.

Os exercícios indicados neste período para quem tem TPM tipo H, são pedalar, caminhar ou fazer atividades na água, como a hidroginástica e a natação.

Tipo D

A TPM tipo D é mais intensa que as demais. Seus principais sintomas são a insônia, depressão, confusão e perda de memória. Para evitar que esses problemas se agravem, tomar uma xícara de café por dia, mesmo sendo contra-indicado para os demais tipos, na TPM tipo D pode ser um santo remédio para devolver o ânimo e afastar a depressão.

Além do cafezinho, siga um cardápio saudável e consuma alimentos como a maçã, laranja, repolho, couve e espinafre, que fornecem ao organismo o ácido fólico, considerado um regulador do humor.

Os exercícios também ajudam a aliviar a tensão e dão uma sensação de bem-estar e felicidade. Pratique atividades como a dança, lutas marciais e atividades aeróbica em grupo.

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