Alimentação contra a gripe

Dicas para incrementar o cardápio de inverno com alimentos que reforçam o sistema imunológico e deixam a gripe bem longe

Escrito por Alessandra Busko

Há uma grande variedade de alimentos que são capazes de aumentar a imunidade do organismo e prevenir contra a gripe graças aos seus nutrientes e vitaminas. Por isso, ter uma dieta balanceada nos dias mais frios é essencial para a saúde.

Uma boa alimentação contra a gripe deve ser rica em frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes e cereais integrais. Estes alimentos apresentam fortes propriedades antioxidantes e fornecem nutrientes suficientes para que o organismo fique fortalecido e protegido contra infecções virais.

Uma boa alternativa para o consumo desses alimentos é na forma de pratos quentes como as sopas e canjas. Afinal, nada melhor que consumir pratos quentes nos dias de frio mais rigoroso. Além de leves e saborosos, eles são ótimas opções na alimentação contra a gripe, pois ajudam a acalmar dores na garganta, previnem contra o acúmulo do muco nasal nos pulmões e se o sal for usado com moderação no preparo, é possível diminuir o risco de desidratação causada pela febre.

O alho e o gengibre são bastante eficazes no combate à gripe, pois apresentam excelente função oxidante para o organismo, assim como a pimenta e a mostarda que têm o poder de descongestionar as vias aéreas e ajudam a dissolver as secreções. Mas vale lembrar que para não perder as suas propriedades, a melhor forma de consumir o alho é refogado junto a outros alimentos.

Procure evitar o consumo exagerado de gorduras saturadas, açúcares e mantenha sempre uma dieta equilibrada e rica em alimentos que fornecem os aminoácidos que o corpo necessita para construir os componentes do sistema imunológico, como as carnes magras, lacticínios e ovos.

Além de muito saborosas, as frutas ricas em vitamina C são indispensáveis nos dias mais frios, pois são grandes aliadas contra a gripe e devem ser consumidas em forma de sucos naturais ou ao natural.

O chá quente também ameniza os sintomas da gripe combatendo a inflamação na garganta, tosses, nariz congestionado e dores de cabeça. Prepare receitas com as ervas e plantas como o eucalipto, gengibre, guaco malva e salsa.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web