Bem-estar

7 benefícios das algas marinhas que somam sabor e nutrição à sua dieta

iStock

Atualizado em 22.06.22

As algas marinhas comestíveis possuem baixa caloria e muitas vitaminas, por isso são ótimas opções para a dieta. Você pode já conhecer algumas delas, como a nori, usada nos sushis e temakis, mas existem outras opções. Confira o que disse a nutricionista Andréa Marim (CRN 15233 SP) sobre o assunto:

O que são

Segundo a nutricionista, as algas comestíveis são alimentos ricos em nutrientes e com baixa quantidade de calorias que podem ser usadas na preparação de diferentes pratos.

Os tipos mais comuns de algas marinhas comestíveis

iStock

  • Nori: “pode ser esverdeada ou avermelhada e é comum na culinária japonesa”, explicou a nutri.
  • Ágar-ágar: a nutri explicou que se trata de um solidificante extraído de algas marinhas vermelhas.
  • Kombu: “comum na cozinha asiática, é extraído das algas Saccharina e Laminaria”, citou Andréa.
  • Arame: a nutri comentou que é derivada das algas marrons, também sendo comum na cozinha japonesa.
  • Hijiki: “alga marrom desidratada, encontrada no Japão, na Coreia e na China”, explicou Andréa.
  • Dulse: “se trata de uma alga marinha vermelha popular na Irlanda do Norte e na Islândia”, comentou a nutricionista.
  • Kelp: segundo a nutri, é rica em nutrientes, principalmente ferro e zinco.
  • Musgo-da-Irlanda: Andréa comentou que se trata de uma alga vermelha, muito recomendada no tratamento de problemas intestinais.
  • Ulva: “alga verde, também chamada alface-do-mar, rica em vitaminas e minerais”, comentou a nutricionista.
  • Wakamé: a nutri explicou que a alga é bastante consumida na Ásia e rica em vitaminas do complexo B.

Andréa complementa: “as algas sempre serão consumidas em preparações ou mesmo assadas como petisco, como não têm calorias, são ricas em vitaminas, minerais e principalmente fibras. Por isso, podem ser consumidas à vontade.” Acompanhe a matéria para saber mais sobre este alimento natural.

Publicidade

7 benefícios das algas marinhas para te convencer a colocá-las no prato

A nutricionista citou 7 benefícios que as algas marinhas trazem à alimentação. São eles:

  • O cérebro funciona melhor: Andréa explicou que por serem ricas em ômega 3 e por suas propriedades antioxidantes, “as algas marinhas podem ser usadas para melhorar a função cerebral”.
  • Contribuem para a perda de peso: “ricas em fibras, as algas marinhas reduzem o apetite e aumentam a sensação de saciedade. Elas também possuem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e contribuem para a perda de peso.” Relatou a nutricionista.
  • Fortalecem unhas e cabelos: “sim, com uma alimentação equilibrada e individualizada é possível conseguir este resultado ao consumir as algas. Devido ao Ômega 3 e a presença de outras vitaminas, como a K, as unhas e os cabelos ficam mais fortes.” Citou Andréa.
  • Ajudam na saúde da pele: segundo a nutri, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes são as principais responsáveis por isso. Inclusive, ela cita que as algas podem reduzir inflamações como a foliculite e a celulite.
  • Tratam problemas estomacais e intestinais: o Musgo da Irlanda é um bom exemplo, mas a nutricionista explicou que “muitas algas comestíveis têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a reparar lesões e proteger as células do estômago e do intestino.”
  • Aceleram o metabolismo: “as propriedades termogênicas são as responsáveis por acelerar o metabolismo, o que favorece o gasto de calorias e contribui para a perda de peso.” Citou Andréa.
  • Ajuda o coração: conforme Andréa, o órgão é beneficiado pela presença dos carotenoides nas algas marinhas. “Além de prevenir doenças, melhoram a saúde do coração e diminuem o colesterol ruim.”

Você imaginava que as algas marinhas tivessem todos esses benefícios? Agora, você já tem mais motivos para considerá-las em suas refeições. Continue lendo a matéria para saber sobre contraindicações e conferir receitas deliciosas com este alimento.

Existem contraindicações para o consumo das algas marinhas?

Andréa explicou que não existem contraindicações para as algas, a recomendação é apenas evitar o excesso, como com qualquer outra comida. Ela citou que “as algas não são remédios e sim alimentos, portanto não existe contraindicação.”

Onde comprar algas marinhas

Pronta para degustar pratos com algas marinhas? Veja onde você poderá encontra-las:

  1. Extra;
  2. Submarino;
  3. Americanas;
  4. Shoptime.

Agora que já sabe onde encontrar as algas, fique por aqui para ver como fazer receitas incríveis com elas.

Receitas com algas marinhas

Dê uma olhada nas cinco receitas abaixo e escolha sua preferida para testar em casa:

Publicidade

1. Salada de algas

Bem simples de preparar, a receita ainda tem um molho como acompanhamento. Seu maior desafio será cortar e misturar todos os ingredientes. Ainda há uma dica sobre o momento certo de colocar o molho sobre as algas.

2. Salgadinho de nori

A receita é fácil e não leva nenhum tipo de farinha. Tudo que você vai precisar é cortar a alga no formato desejado e temperar com sal e gergelim. Depois é só se atentar com o tempo de forno e aproveitar todo o sabor.

3. Sopa de algas

Feita com a alga Wakamé, a sopa promete esquentar os dias mais gelados e surpreender com seu sabor. Leva também contrafilé, caldo de carne, shoyo e óleo de gergelim.

4. Barquinhas de algas

Ideal para quem deseja experimentar a nori de um jeito diferente. Para isso, é preciso passar as folhas em uma mistura de farinha de trigo com fermento, sal e água, depois fritar rapidamente na frigideira. O recheio fica perfeito com a mistura de salmão temperado com cebolinha e cream cheese.

Publicidade

5. Balinhas de agar-agar

São duas sugestões de sabores, morango e abacaxi. As balinhas são totalmente naturais e não tem açúcar, apenas adoçante. Além disso, após serem levadas para o congelador, ficam prontas em apenas 10 minutos.

Gostou de saber tudo isso sobre as algas marinhas? Aproveite para conferir também a matéria com 10 coisas que todo apaixonado por sushi já viveu.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.