10 receitas de alfajor para fazer com uma mão nas costas e comer rezando

Aprenda a preparar diferentes versões desta guloseima certeira para momentos em que bate aquela vontade de comer um doce, incluindo versões veganas, fit, de colher e sem glúten

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Laura’s Mess

Foto: Reprodução / Laura’s Mess

Nada melhor do que um doce saboroso e prático para matar aquela vontade de comer algo que adoce seu paladar não é mesmo?

O alfajor é uma dessas opções certeiras para investir nestes momentos ou ainda para servir em festas ou ocasiões especiais, bem como oferecer como lembrancinha de aniversários, chá de fraldas ou casamentos.

Super fácil de preparar, essa combinação de doce de leite, uma massa de bolo-bolacha e cobertura de chocolate é irresistível e agrada diferentes paladares. Mas além dessa versão tradicional, é possível soltar a criatividade e criar novas interpretações deste doce.

Veja a seguir 10 receitas simples e deliciosas de alfajor, que incluem desde as versões mais conhecidas do doce até opções veganas, de colher, sem glúten e sem lactose, e escolha a sua preferida para experimentar!

10 receitas incríveis de alfajor

Foto: Reprodução / Seashells and Sunflowers

Foto: Reprodução / Seashells and Sunflowers

1. Alfajor de doce de leite: levando ingredientes acessíveis, esta receita de alfajor promete agradar a quem gosta de um doce macio, areado e com um sabor surpreendente e marcante. O segredo? O tempo de forno.

Leia também: 20 receitas de petit gateau para você se derreter

2. Alfajor de brigadeiro: apesar de aparentar ser um alfajor tradicional, esta ideia leva brigadeiro como recheio e para quem não é fã de doce de leite ou não resiste ao bom e velho brigadeiro é uma ótima pedida. Para dar um toque especial à apresentação do doce, acrescente granulado sobre a cobertura.

3. Alfajor de sem cobertura: já para quem prefere um doce mais suave e equilibrado o alfajor com doce de leite sem cobertura é uma alternativa. A cobertura de chocolate é substituída pelo açúcar de confeiteiro sobre o alfajor e o coco ralado nas laterais do doce.

4. Alfajor de biscoito: se você adora alfajor, mas gostaria que a receita tivesse etapas mais rápidas, afinal é preciso esperar a massa assar e esfriar, a cobertura secar… aqui vai uma ideia: utilize biscoito Maria no lugar da massa. É só rechear, cobrir, deixar o chocolate secar, e comer!


Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

5. Alfajor de sequilho de coco: esta versão de alfajor segue na mesma linha, mas o biscoito escolhido é o sequilho de coco. O resultado é um alfajor super prático e delicioso, que derrete na boca! Não vai deixar de experimentar não é?

Leia também: 30 receitas práticas e saborosas para quem mora sozinho

6. Alfajor de colher: fungindo do formato tradicional da receita, esta é uma ideia para transformar o alfajor em uma sobremesa elegante. Mas além de charmoso, este alfajor de colher é extremamente simples de ser feito, basta intercalar camadas de doce de leite, bolacha e ganache de chocolate.

7. Alfajor de chocolate vegano: aqui o biscoito Maria aparece novamente, porém em sua versão vegana, acompanhado de uma mistura de bolo e ganache de chocolate no recheio e cobertura de chocolate vegano. Apesar do tempo de preparo ser um pouco longo, as etapas são simples e a receita é uma forma de veganos e intolerantes à lactose se deliciarem com um alfajor.

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

8. Alfajor sem glúten e sem lactose: uma outra alternativa para os que possuem restrições alimentares é este alfajor sem glúten e sem lactose. Além dos ingredientes para a massa e o doce de leite vegetal, a receita leva rum e baunilha para dar aquele sabor especial ao doce. Vale a pena investir!

9. Alfajor de doce de leite fit: nesta versão sem glúten do alfajor, a bolacha Maria foi substituída por bolachas de arroz, mas o processo continuou o mesmo: bolacha + doce de leite + bolacha, cobertura de chocolate e se deliciar.

10. Alfajor fit: a massa é feita de um preparado de farinha de arroz, tapioca, pasta de amendoim, adoçante, óleo de coco e essência de baunilha. O recheio é de pasta de amendoim e a cobertura de chocolate 70%, sem açúcar, glúten e lactose. Ou seja, uma ótima pedida para saborear um alfajor, sem sair da sua dieta.

Leia também: 40 receitas de geleia para adoçar sua vida de forma saudável

O alfajor é uma receita super prática e, independente de qual versão acima você escolha preparar, a ideia é deixar sua vida um pouquinho mais doce sem muito esforço. E para deixar esse momento ainda melhor, não deixe de experimentar novas formas de preparo, inovando nos recheios e coberturas e criando o seu alfajor!

Dicas pela Web