Moda e Beleza

16 razões para começar a usar água termal agora mesmo

Com inúmeras possibilidades de uso, a água termal apresenta diversos benefícios para o corpo, a pele e até para os cabelos

Atualizado em 04.04.23
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A água termal, água enriquecida por minerais, é um produto que vem caindo cada vez mais no gosto de quem almeja uma pele mais bela. Por possuir uma concentração de minerais maior do que a água comum ao consumo, apresenta inúmeras funções que garantem uma pele mais saudável.

Para a dermatologista Renata Domingues, a água termal é considerada um tipo particular de água subterrânea, enriquecida por minerais como sódio, magnésio, zinco, boro e manganês, contidos nas rochas e que emergem na superfície na forma de fontes. “É classificada como água termal quando a temperatura exceder em 5°C a média ambiente da região onde ocorrem”, adiciona.

Dicas de Mulher

Como alguns de seus benefícios podem ser destacados a ação anti-inflamatória, cicatrizante e o combate dos radicais livres gerados pela poluição, o cigarro e os raios solares. “Além de hidratar e nutrir a pele, ela também auxilia na sua recuperação após procedimentos como laser, depilação, limpeza de pele e até o uso excessivo de maquiagem ou exposição solar”, evidencia Tatiane Galhanone, cosmetóloga.

Publicidade

16 bons motivos para adotar o uso da água termal

Ainda possui dúvidas sobre a eficiência deste produto? Confira usos variados da água termal e conheça razões pelas quais ela ganhou popularidade:

1. Deixe a maquiagem mais natural: depois de preparar a pele com base, corretivo, pó e blush, aplique a água termal e utilize um lenço de papel, pressionando-o cuidadosamente sobre a face para absorver o excesso de umidade. Este procedimento irá garantir um visual mais natural.

2. Utilize-a como tônico: a água termal é rica em selênio e silicato, os quais trabalham em associação para purificar e acalmar a pele, reduzindo a vermelhidão e fechando os poros, além de serem antioxidantes naturais.

3. Fixe a maquiagem: se você deseja que aquela maquiagem elaborada dure por mais tempo, aplique a água termal ao término da produção. Isto irá ajudar na fixação.

4. Espante o sono: nos momentos em que você estiver sonolenta, aplique água termal no rosto, além de realizar um “lift” facial, o frescor causado pelo produto é tão eficiente quanto a cafeína, ajudando a despertar.

5. Combata a vermelhidão: após a depilação a região ficou irritada e vermelha? Aplique a água termal no local e sinta-se aliviada em poucos minutos.

Publicidade

6. Alivie assaduras: além de ajudar a hidratar a área, alivia a sensação de ardência na região das assaduras.

7. Hidrate a pele ressecada: seja em climas frios, durante longos voos ou devido ao uso prolongado de ar condicionado, a água termal deixa a pele protegida, mantendo-a hidratada e garantindo sensação de pele macia imediatamente.

8. Alivie sintomas de febre e enjoo: o frescor proporcionado pela água termal ajuda a aliviar o mal-estar devido a febres ou enjoos.

9. Aplique na tatuagem recém feita: no período de cicatrização, o que você mais deseja é coçar o local recém-tatuado. A água termal vai ajudar a combater este impulso.

10. Alivie o ardor de queimaduras solares: exagerou no sol? Aplique o produto na região queimada. Ele irá aliviar o ardor e a sensação de queimação na pele.

11. Hidrate seu corpo: apesar de ser mais utilizada na face, a água termal é grande aliada na hidratação corporal, seja em áreas mais secas como cotovelos e joelhos ou com a intenção de manter a hidratação em dia.

12. Finalize a limpeza facial: após um dia longo, retire a maquiagem com o auxílio de um demaquilante e aplique a água termal para se livrar de qualquer resíduo de produto.

13. Acelere a cicatrização de espinhas: um dos benefícios dos minerais contidos na água termal é acelerar a cicatrização de espinhas e pequenos machucados no rosto.

Publicidade

14. Diminua as olheiras: aplique água termal gelada em um algodão e faça uma compressa por cerca de 5 minutos. Passado este tempo, você perceberá um aspecto de pele descansada e bolsas diminuídas.

15. Acalme sua pele: se realizou procedimentos estéticos recentes, como botox, esfoliação ou mesmo limpeza de pele, a água termal vai acalmar a pele, evitando possíveis irritações.

16. Deixe seu cabelo mais brilhoso e macio: assim como na pele, pode-se utilizar água termal nos cabelos para repor substâncias importantes, reduzir frizz e garantir mais brilho e maciez aos fios.

Conhecendo os variados usos possíveis da água termal, fica mais fácil entender a importância de inserir este produto nos cuidados diários da nossa pele.

3 águas termais bem recomendadas por blogueiras

Estão disponíveis no mercado águas termais de variadas marcas, preços e tamanhos. Algumas ganharam fama ao serem recomendadas por celebridades e blogueiras. Confira 3 opções de água termal bem recomendadas e a opinião de blogueiras sobre elas:

1. Vichy Eau Thermale

Dicas de Mulher

Conforme descrito pela fabricante, esta água termal é um produto versátil, que pode ser usado em todos os tipos de pele, sem restrições. Reconhecida pela Academia Francesa de Medicina por suas propriedades calmantes e fortificantes, seu efeito sobre a estimulação das defesas naturais da pele foi clinicamente comprovado, e é possível notar melhoras na pele após 4 dias de uso.

Ju Lopes, do blog Juro Valendo:

“Eu uso mesmo, uso o dia todo sem dó, e ó, faz muita diferença, ajuda demais, e eu indico muito pra todo mundo, mas principalmente pra quem faz tratamentos dermatológicos, pra quem usa ácidos e pra quem tem a pele sensível.” .

O produto vem em embalagens de três tamanhos, sendo eles 50ml, 150ml e 300ml.

2. Avène Eau Thermale

Dicas de Mulher

O fabricante descreve esta água termal como uma água extraída diretamente da fonte, método que conserva intactas todas as suas propriedades suavizantes e calmantes. Sua composição de minerais possui ação calmante, suavizante e antioxidante. A Água Termal Avène é indicada para todos os tipos de pele, especialmente para as peles sensíveis, hipersensíveis ou alérgicas.

Nah Cardoso:

“Eu tô usando MUITO, pelo menos 3 vezes no dia dou uma borrifada. Dá uma sensação de suavidade, de pele limpa e hidratada. Um frescor, sabe? Uma delícia.”

Possui versões em frascos de 50ml, 150 ml e 300ml.

Compre aqui

3. La Roche Posay Eau Thermale

Dicas de Mulher

Conforme a empresa fabricante relata, esta água termal é indicada para suavizar a pele agredida pelos fatores externos, como sol, vento, poluição e ar-condicionado, além de prevenir o envelhecimento cutâneo. Pode ser utilizada para pós-procedimentos dermatológicos, pós-barba ou depilação, alívio da sensação de queimaduras solares e alívio da pele sensível ou sensibilizada. Não possui restrição de uso, sendo indicada para adultos, crianças e bebês.
Para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis.

Marina, do Coisas de Diva:

“Normalmente eu uso umas 2/3 vezes por dia, de manhã antes de aplicar a maquiagem e à noite, depois de remover a maquiagem. Sempre deixo a água secar naturalmente na pele e aplico o hidratante depois.”

Também possui versões em frascos de 50ml, 150 ml e 300ml.

Agora que você já conhece algumas opções, escolha o tamanho correspondente às suas necessidades e aposte já na sua favorita!

5 dúvidas comuns respondidas por profissionais

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Buscando esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir em relação ao uso da água termal, cinco profissionais responderam as questões mais frequentes feitas acerca deste produto. Confira:

1. Quem utiliza a água termal regularmente fica com a pele mais hidratada?

Rosane de Franco, esteticista: Sim. Uma das funções da água termal é manter o manto hídrico da pele, resultando em uma pele mais hidratada.

2. Há algum horário mais indicado para se aplicar a água termal?

Renata Domingues, dermatologista: Ela pode ser aplicada em qualquer momento do dia. Alguns exemplos de indicação são antes de dormir, para limpeza da pele, após algum procedimento que agressivo para auxiliar na recuperação e na praia, antes de passar o protetor solar.

3. Qualquer mulher pode usar a água termal (mulher de pele oleosa, mista ou seca)?

Helena Costa, dermatologista: Exatamente, não há contraindicação! Inclusive é uma ótima indicação para manter hidrata as peles lipídicas (oleosas) que não se adaptam a hidratantes em geral.

4. Quais outras possibilidades de uso a água termal apresenta?

Murilo Drummond, dermatologista: A água termal pode ser utilizada como calmante para o prurido, que é uma coceira na pele ou mucosas, para peles sensíveis com a finalidade de deixá-las menos vermelha e menos irritadas por fatores externos como vento, sol e poeira. Ainda pode ser utilizada para minimizar a rosácea, deixando a pele menos avermelhada e menos irritada.

5. A água termal, quando aplicada no início da maquiagem, ajuda a fixá-la?

Tatiana Galhanone, cosmetóloga: Sim. Aplicada antes de iniciar a maquiagem ajuda a fixá-la, pois auxilia na oleosidade e no fechamento dos poros. Sua aplicação também é indicada após a maquiagem, para limpeza e hidratação da pele.

Seja buscando hidratação, nutrição, ação suavizante ou calmante, a água termal é um produto completo, com a capacidade de tratar ou manter a pele com aparência saudável e bela. Aposte!

Gosto de me definir como uma pessoa plural. Curiosa por natureza, apesar da formação na área da saúde, sempre fui apaixonada pela escrita. Produtora de conteúdo, passo horas e horas pesquisando e desvendando o universo mágico feminino.