Aprenda como usar água de arroz para clarear manchas na pele

Usada pelos orientais há muitos séculos, a água de arroz hidrata, previne o envelhecimento e ajuda a uniformizar a cor da pele

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

O arroz está na base da alimentação dos brasileiros, formando a imbatível dupla com o feijão. Mas além de fazer parte do nosso prato, esse grão também tem sido usado com finalidade estética.

Aliás, esse uso não é de hoje: faz centenas de anos que os asiáticos utilizam a água de arroz para manter a pele com uma coloração uniforme e prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Por si só, a água de arroz exerce um efeito calmante na pele, que ajuda na regeneração da camada mais externa.

Além disso, o arroz é rico em amido, minerais, niacina (vitamina B3) e antioxidantes. Quando essas substâncias são extraídas para a água, ela passa a ter propriedades hidratantes e antioxidantes, ajudando a prevenir e a clarear manchas causadas pelo sol e melasmas.

A prevenção das manchas também acontece porque o arroz tem substâncias capazes de se ligar ao cobre presente na pele, que participa da produção de melanina. Dessa forma, a síntese do pigmento é prejudicada, prevenindo o escurecimento de algumas áreas do corpo.

Leia também: 7 peelings caseiros para uma pele mais bonita e saudável

Como fazer água de arroz

Foto: iStock

A receita caseira de água de arroz é muito simples: você só precisa deixar um copo de arroz de molho em água por 12 horas, coar o líquido e mantê-lo na geladeira por até dois dias.

Outra maneira de fazer a água de arroz é cozinhando os grãos: basta colocar o arroz e a água na pela, sem nenhum tipo de tempero, e deixar ferver por 10 minutos. Quando a água estiver com um tom branco bem leitoso, coe o arroz (que pode ser usado na alimentação) e guarde a água na geladeira.

Essa água pode ser utilizada como um tônico adstringente ou diretamente nas manchas, inclusive nas olheiras. Para isso, basta umedecer um cotonete ou um chumaço de algodão, passar no local da mancha e esperar o líquido secar.

É recomendável aplicar a água de arroz diariamente por pelo menos 30 dias para observar os resultados. Não se esqueça de utilizar o protetor solar antes de se expor ao sol, pois a radiação é um dos principais fatores para o surgimento e a acentuação das manchas.

Os resultados variam de pessoa para pessoa e serão mais visíveis nas manchas mais superficiais. Caso a mancha esteja localizada em uma camada mais profunda da pele, o tratamento com água de arroz não vai ter o efeito desejado.

Leia também: 11 vitaminas poderosas para uma pele saudável e bonita

Água de arroz fermentada: potencialização do efeito

Foto: iStock

Quando a água de arroz é fermentada, seus efeitos são ainda mais potentes. Isso porque, com a fermentação, surgem novos compostos nessa mistura. Um deles é o ácido kójico, que é utilizado na produção de cosméticos clareadores e melhoradores da textura da pele.

Para obter a água de arroz fermentada em casa, você pode extraí-la com um dos dois métodos explicados acima e deixá-la repousar em temperatura ambiente por 24 a 48 horas, até que ela fique levemente ácida. Depois disso, guarde o líquido na geladeira.

Para acelerar o processo de fermentação, não coe o arroz, deixando-o junto com a água. Assim, o líquido vai fermentar entre 12 a 24 horas, e depois ele deve ser guardado em geladeira (agora sem os grãos). A desvantagem desse método é que o arroz não poderá ser utilizados na alimentação.

Vale lembrar que nenhum produto caseiro pode substituir o protetor solar – pode ser até perigoso fazer substituições para isso. Se as manchas não regredirem, é sempre aconselhável buscar ajuda profissional com um dermatologista.

Leia também: Aprenda a diferenciar os tipos de manchas na pele

Assuntos: Pele

Dicas pela Web
Comentários