Agachamento: benefícios incríveis para o corpo e a saúde

Queimar gorduras localizadas, enrijecer pernas e coxas são apenas algumas das vantagens de praticar o exercício

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

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Para quem se exercita há um bom tempo, dizer que o agachamento é um super exercício não é grande novidade! Mas algumas pessoas, especialmente aquelas que estão se iniciando nas atividades físicas, têm dúvidas sobre como o movimento deve ser executado, quais resultados ele oferece de fato, se pode ser feito por todos, entre outras questões.

Abaixo, profissionais da área de Educação Física explicam o que é exatamente o agachamento, quais benefícios oferece, quais cuidados devem ser tomados na hora de realizar o movimento e esclarecem outras dúvidas sobre o assunto.

O que é o agachamento?

Tiago Heck, personal trainer e proprietário da CrossFit Sampa, explica que agachamento é “o ato de, iniciando em uma posição neutra em pé, descer o corpo em uma contração excêntrica dos membros inferiores com o quadril quebrando a paralela, e retornar em uma concêntrica à mesma posição. Em outras palavras, baixar o quadril até próximo ao chão flexionando os joelhos e mantendo o tronco ereto”, diz.

Bruno Martins Monarchi, gerente geral da área técnica da rede For Life, licenciado e bacharel em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Personalizado e pós-graduado em Biomecânica Aplicada em Treinamento e Avaliação Física, destaca que o agachamento é um exercício para o fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, ligamentos e inserção dos tendões em toda a parte inferior do corpo.

“Quatro articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência”, diz Monarchi. Sendo assim, explica, são feitos os seguintes movimentos articulares no agachamento:

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  • Flexão plantar;
  • Extensão do joelho;
  • Extensão do quadril;
  • Extensão do tronco.

Os inúmeros benefícios do agachamento

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Heck destaca que o agachamento já foi considerado o melhor exercício para o ser humano, principalmente pelo fato de ser bípede. “Ele fortalece nosso corpo para combater a gravidade quando estamos em pé”, diz.

Para as mulheres, é considerado o principal exercício, pela ênfase no trabalho de glúteos que proporciona, acrescenta Monarchi.

O personal trainer acrescenta que, o agachamento é muito bem-vindo porque fortalece principalmente a região dos glúteos (bumbum). “Quem agacha costuma ter pernas fortes, quadril forte e uma boa postura”, comenta.

Heck explica ainda que, por mobilizar uma grande quantidade de massa muscular, o agachamento também proporciona um grande gasto energético, ou seja, queima muita caloria, “principalmente se utilizar carga nele ou realizá-lo com muitas repetições em pouco tempo, gerando assim uma aceleração cardíaca e trazendo benefícios também para o sistema cardiopulmonar”.

Monarchi reforça que existem muitos benefícios do agachamento para o corpo feminino, entre eles:

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  • Aumento do tônus muscular,
  • Diminuição de flacidez,
  • Correção de postura,
  • Diminuição do tempo de treino devido à praticidade,
  • Queima de gorduras localizadas,
  • Enrijecimento de pernas,
  • Enrijecimento de coxas.

O profissional destaca que, de acordo com variações, mudanças de intensidades, é nítido notar mudanças com até oito semanas, de acordo com a frequência e intensidade de treinos. “As mudanças mais perceptivas a curto prazo ficam por conta do enrijecimento e diminuição notória de medidas. Seu principal benefício à saúde fica por conta da manutenção de posturas e concentração do core, onde temos um fortalecimento de abdômen, quadril, coxas e pernas”, explica.

4 exercícios com agachamento

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Tiago Heck explica que todo agachamento completo fortalece bumbum e coxas. “Mas quem quiser aumentar a intensidade nessas regiões pode fazer o agachamento em uma perna somente, o chamado ‘pistol’ ou agachamento unilateral”, diz.

“Ou mesmo o agachamento costas com peso (barra e anilhas), que se bem executado, quadril quebrando a paralela, traz bastante benefícios”, acrescenta Heck.

Monarchi ressalta que é possível gerar variações de agachamentos com mudanças de tempo de execução, estímulos de carga, posicionamento de membros inferiores, e acessórios externos utilizados nas execuções (como bola de pilates, rubber band etc.). “Agachamento sumo para interno de coxa, onde acontece uma rotação dos pés para fora; agachamento abaixo dos 90° para uma ênfase maior são exemplos”, diz.

O profissional explica que, nos vídeos abaixo, é possível entender como são feitas algumas variações de agachamento:

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1. Agachamento Terra

2. Agachamento adaptado bola

3. Agachamento com anilha

4. Agachamento livre

Todo mundo pode fazer agachamento?

Algumas pessoas têm certo receio em relação ao exercício, então, uma das grandes dúvidas é: existem contraindicações ou todos podem fazer agachamento?

Heck explica que todos podem e devem fazer agachamento, desde que o exercício seja bem orientado. “No caso de lesões de joelho, o movimento deve ser executado de uma forma progressiva mais controlada e leve para fortalecer o joelho aos poucos”, diz.

“Muitas pessoas melhoram as dores nos joelhos quando conheçam a agachar, porém, essa progressão de intensidade deve ser respeitada”, acrescenta o personal trainer.

Monarchi destaca que agachamento é um exercício de uso geral para a população. “Dependendo do caso do indivíduo que irá realizá-lo, o agachamento é moldado e estruturado pelo profissional para que o aluno tenha um método de agachamento que respeite suas condições, onde os resultados finais serão positivos, com fins estéticos, qualidade de vida ou melhora na saúde (restrições feitas a indivíduos com orientações médicas decorrentes de problemas mais graves)”, explica.

Outra dúvida comum é: existem exercícios que podem substituir o agachamento, oferecendo os mesmos benefícios?

Heck explica que, se o objetivo é fortalecimento, não se pode substituir o agachamento, mas, sim, adaptá-lo. “Quem realmente não puder ou não conseguir realizá-lo, pode adaptar o movimento sentando em um banquinho com ajuda de um apoio, ou pode segurar as mão de alguém e descer até onde conseguir”, diz.

Vídeos que mostram o agachamento

Quer entender um pouco mais sobre como o agachamento é/deve ser feito? Os vídeos abaixo podem ajudar. Mas, vale ressaltar, é preciso realizar o exercício sempre com acompanhamento de um profissional.

A importância de realizar o agachamento com orientação profissional

Para realizar o agachamento, assim como qualquer outro exercício, é fundamental contar com o acompanhamento de um profissional da área. “O ponto mais importante é a execução do movimento corretamente, sob o olhar de um especialista corrigindo posição de pés, joelhos, costas”, destaca Heck.

Outro fator importante, de acordo com o personal trainer, é o volume e a intensidade do treino, que será calculada pelo profissional (tantas repetições com determinada carga etc). “E principalmente quando utilizamos carga, por questão de segurança, é muito importante ter alguém para auxiliar caso não se consiga finalizar o movimento”, acrescenta.

Bruno Monarchi ressalta que o alcance do resultado esperado está correlacionado com vários fatores, entre eles postura, tempo de execução, tempo de descanso, quantidade de séries e repetições… “Dessa forma, torna-se indispensável a presença do profissional, para que seus objetivos pré-estipulados sejam alcançados”, finaliza.

Assuntos: Boa forma, Fitness

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