11 afirmações positivas que você deve dizer a si mesma diariamente

Reconhecer seus esforços e saber se perdoar são formas de aumentar seu amor-próprio

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Quando sua melhor amiga está para baixo, você procura lembrá-la de como ela tem qualidades incríveis e é capaz de superar aquilo que está acontecendo, certo? E se você age assim com ela, é claro que deveria agir dessa mesma maneira com você mesma!

Temos uma tendência a procurar defeitos em nossa personalidade e aparência, minimizar nossos esforços e diminuir nosso valor, quando, na verdade, deveríamos estar praticando o amor-próprio. Se você se identifica com essa situação, aqui estão 11 afirmações que você deve repetir para você mesma para se transformar na pessoa mais especial da sua vida:

1. Eu faço meu melhor todos os dias

Há dias em que estamos superprodutivas e encontramos tempo para resolver mil coisas de uma maneira incrível. Em outros, porém, nossa energia não está assim tão em alta, e cumprir até mesmo a menor das obrigações parece um sacrifício.

Então, em vez de se culpar achando que você não deu conta de tudo o que foi planejado ou que você é preguiçosa, aceite que fez era o melhor que você pôde naquele dia. Haverá dias melhores para compensar!

2. Minhas imperfeições me fazem ser única

Foto: iStock

E elas são motivos para você se amar ainda mais! Em vez de se olhar no espelho e detestar sua pele e seu cabelo ou ficar nervosa porque você chora muito fácil ou fica vermelha por qualquer coisa, tente entender que essas “imperfeições” fazem você ser quem você é.

Leia também: 14 traços poderosos de líderes para praticar na sua vida

Você não precisa corresponder a um determinado padrão físico ou psicológico para merecer ser amada, tanto pelos outros quanto por você mesma. E lembre-se: não existe perfeição.

3. Eu sou capaz de mudar

Sim, é importante se aceitar como você é, porém, se você tem uma característica que realmente te faz infeliz ou te traz algum prejuízo, diga para você mesma que você é capaz de mudá-la.

Adote novos hábitos, busque auxílio profissional, aprimore suas habilidades – e acredite que você tem força e determinação para promover a mudança.

4. Eu sou responsável pela minha própria felicidade

Foto: iStock

Isso significa que você não vai depositar suas expectativas em outras pessoas nem contar que as realizações que você almeja virão de uma fonte externa.

Quando nossa felicidade está condicionada a alguma coisa que precisa ser feita por outra pessoa, nós perdemos o controle sobre nosso próprio bem-estar – e ninguém vai assumir mais responsabilidade pela nossa vida do que nós mesmas.

Leia também: 7 passos para entender e praticar mais o amor-próprio

5. Eu não preciso estar em um relacionamento para ser feliz

Ter um parceiro ou uma parceira pode representar sentimentos positivos e momentos de felicidade, mas isso não deve ser uma condição para você se sentir uma pessoa completa. Você já é você mesma com suas preferências, suas habilidades e seus defeitos, e o fato de ter alguém ao seu lado não pode ser determinante para se sentir bem.

Se você sentir falta de “alguma coisa” na sua vida, é você mesma que precisa descobrir o que é e o que fazer para supri-la, e não colocar a solução do problema em um relacionamento.

6. Eu posso me afastar até me sentir bem

Foto: iStock

Se você está passando por um período difícil, permita-se cuidar de você mesma e tirar um tempo para se fortalecer, mesmo que isso signifique que você vai passar alguns dias afastada dos amigos, das reuniões familiares ou da academia.

Você já vai precisar focar toda a sua energia para cumprir suas obrigações com estudos e trabalho, portanto saiba que você tem todo o direito de se recolher até se sentir melhor, mesmo que isso frustre as expectativas de outras pessoas.

7. Estou tranquila e já estou encontrando uma solução

Em vez de se entregar aos pensamentos de ansiedade, mentalize que você tem a situação sob controle e que seu cérebro já está trabalhando para resolver o problema.

Leia também: 13 hábitos comuns que parecem inofensivos, mas podem estar te prejudicando

Muitas vezes, a tensão que toma conta de nós é resultado não apenas do problema em si, mas do nosso receio sobre como vamos lidar com ele. Por isso, diga a você mesma que você tem tudo o que precisa para encontrar uma solução; é só uma questão de tempo.

8. Eu confio na minha intuição

Foto: iStock

Quando alguma coisa te diz que uma situação ou pessoa está prejudicando você de alguma forma, acredite. Nossa intuição não é nenhum tipo de poder mágico, mas sim a habilidade de captar sinais do ambiente e avaliá-los de acordo com nossas experiências anteriores.

Isso não quer dizer que você vai ignorar os fatos concretos, mas sim que, quando aquela “voz interior” falar, você vai prestar mais atenção no que ela está tentando te dizer.

9. Eu me perdoo pelos erros que cometi

Somos capazes de perdoar amigos, namorados e familiares, mas sofremos para aceitar e perdoar nossas próprias falhas. Se você cometeu um erro, faça o possível para repará-lo, peça desculpas aos envolvidos e perdoe você mesma.

Tenha em mente que, na ocasião, você não tinha a mesma experiência que tem hoje. Agora que tudo já aconteceu, é muito mais fácil ver que você não estava fazendo uma boa escolha – mas isso era impossível antes de você errar. Perdoe-se, aprenda com o erro e siga em frente.

Leia também: 15 pequenos hábitos que podem fazer uma grande diferença na sua vida

10. O que os outros pensam de mim não me define

Foto: iStock

Se você acredita que fez algo maravilhoso e alguém te diz que não foi tão bom assim, o problema não está no seu desempenho ao realizar a tarefa, mas sim no grau de importância que você está dando para a opinião alheia.

Não se trata de ser arrogante ou convencida, mas sim de entender que você sabe quanto esforço você fez e por que você tomou determinada decisão. Seu sucesso não deve depender da aprovação dos outros para ser real, e você deve conhecer seu valor antes de receber qualquer reconhecimento externo.

11. Eu mereço tudo de bom que acontece comigo

Quando temos consciência sobre nosso valor e nossos esforços diários para superar falhas e dificuldades, passamos a entender que nossas conquistas não são fruto do acaso, mas sim de uma construção etapa após etapa para chegar até ali.

Você precisou tentar, errar, se perdoar, aprender e começar de novo até que pudesse chegar ao seu objetivo. Portanto, você é sim merecedora do amor das pessoas ao seu redor, do seu sucesso profissional e da satisfação que você sente em relação a você mesma.

Buscar sempre o melhor para você é uma forma de ser grata ao fato de estar viva, e você merece aproveitar todas as oportunidades de ser feliz.

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web