Adote hábitos mais saudáveis e faça exames de rotina

Selecionar o que entra no seu cardápio não é a única maneira de ter uma vida mais saudável, descubra como garantir com que seu corpo esteja sempre em perfeita sintonia

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e evitar estresse não são as únicas atitudes que você deve ter para conquistar uma vida saudável. Se preocupar com o que você faz no dia a dia, além de realizar exames preventivos são também alguns dos cuidados que devem ser inseridos na rotina.

Para o personal trainer Eduardo Molinis, se alimentar bem e selecionar exatamente o que entra no seu prato diário são atitudes básicas para a saúde. “Não adianta em nada ter uma alimentação saudável, mas não praticar exercícios físicos, viver com estresse, fumar, beber desenfreadamente. É preciso haver um equilíbrio para que o organismo esteja em perfeita sintonia”, comenta.

E para isso, procurar ajuda de um especialista para saber exatamente quais são os cuidados que você deve ter é de extrema importância. “Além de ajudar na sua saúde, médicos e outros especialistas tiram qualquer dúvida que a pessoa tiver. Quais são as quantidades diárias necessárias de vitaminas, proteínas, entre outros”, sugere Molinis.

Adote hábitos (bem) mais saudáveis

1 – Fuja do estresse: É normal que na correria do dia a dia, principalmente no trabalho, surjam alguns imprevistos e chateações. Mas é preciso fazer com que esses problemas não se tornem maiores do que eles realmente são e acabe prejudicando a sua saúde. “Não adianta em nada ter hábitos saudáveis e deixar de lado as chateações do trabalho. É preciso tentar não levar os problemas profissionais para a vida pessoal”, diz o personal trainer.

2 – Cuide da postura: Enquanto estiver no trabalho procure se sentar corretamente. “O sentar indevido atrapalha a coluna e pode trazer dores e até problemas mais sérios futuramente. Escolher uma cadeira confortável e uma posição correta evita dores musculares e no final do dia, você perceberá que está bem menos cansado. No caso de quem trabalha em escritórios, coloque um apoio dos pés também para relaxar”, ensina.

3 – Coma durante a tarde: Não adianta em nada passar horas e horas sem comer. Diferentemente do que se pensa, fazer o ‘lanchinho da tarde’ contribui para a saúde e também para o bom humor. “Mesmo quem está na dieta, é preciso sim colocar alguma coisa no estômago durante a tarde. Peça para o seu nutricionista te auxiliar nesse cardápio”, diz Molinis.

4 – Sinta-se linda: É normal não se sentir bem ou achar que não está bonita em alguns dias. Mas cuidar de você mesmo durante esse período é essencial. “Passe um batom novo, hidrate a pele, faça um penteado diferente ou compre uma roupa nova. O importante é não deixar a ‘peteca cair’ mesmo durante esses dias”, sugere.

Faça exames de rotina

Visitar anualmente seu clínico geral é essencial para o cuidado com a saúde. “Ter um clínico geral de sua confiança é extremamente indispensável, pois é ele quem pedirá os exames de rotina e poderá te indicar outros especialistas, como ginecologistas, cardiologistas, entre outros”, explica Molinis.

1 – Ultrassonografia de abdome total: Esse exame diagnostica problemas ou alterações no fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, entre outros. O médico poderá solicitar que você faça esse tipo de exame, pelo menos, uma vez por ano.

2 – Dosagem hormonal e hemograma completo: Diagnosticado através de uma simples coleta de sangue, é possível detectar distúrbios hormonais e analisar os níveis de alguns hormônios, inclusive da tireóide.

3 – Ecocardiograma com Doppler: Indicado para a avaliação de possíveis problemas cardíacos.

4 – Papanicolau: Solicitado pelo seu ginecologista, o exame pode detectar doenças no colo do útero. Deve ser feito anualmente pelas mulheres que tiverem vida sexual ativa.

É importante ressaltar que é preciso que você visite seu médico regularmente para que ele peça esses e outros exames que ele achar necessário.

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