Acro Yoga: movimentos no corpo e na mente

Modalidade reúne Yoga, acrobacias e massagem e oferece diversos benefícios à saúde

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Divulgação / Acro Yoga Brasil

Uma fusão do céu, da terra e do amor… É assim que os praticantes costumam definir a Acro Yoga – modalidade que une a Yoga, a Acrobacia e a Massagem Thai.

“Com a Yoga, temos a sabedoria milenar e espiritual; a Acrobacia nos traz poder e dinâmica e com a Massagem Thai temos a bondade da doação”, explica Elaine Lilli, bacharel e licenciada em Educação Física, instrutora de Yoga, acupunturista e professora coordenadora da Acro Yoga Brasil.

Inovadora e divertida, a modalidade tem sido praticada na Califórnia, Espanha, Canadá, Índia e, há alguns anos, no Brasil.

A prática

Elaine Lilli destaca que, no método Acro Yoga Brasil, uma aula pode variar de uma hora a uma hora e meia. “Nela são praticadas os Asanas (posturas de Yoga) individualmente ou em duplas para o aprimoramento do movimento; técnicas de Massagem Thai preliminar às posturas da Acro Yoga ou posteriormente – com intuito de alongar e relaxar a musculatura do praticante, além de trazer benefícios para a mente”, diz.

Os elementos acrobáticos aparecem constantemente durante a prática. A aula, ainda de acordo com a profissional, é enfatizada nos movimentos de Acro Asanas em Duplas e, para os alunos mais adiantados, em trios, dependendo do tamanho do grupo.

“Os movimentos são realizados passo a passo até o praticante dominar a técnica e poder até mesmo criar novas posturas”, explica a professora. “Porém temos algumas séries estipuladas de níveis de dificuldade gradativas, para que o aluno consiga ir evoluindo com segurança e descontração”, ressalta a professora Elaine.

Vale destacar que, em diversos momentos na prática de Acro Yoga, a pessoa tem a sensação de estar voando, o que proporciona uma sensação de liberdade e interação com o espaço aéreo. Os Asanas realizados em pleno ar favorecem a amplitude dos movimentos, ajudando na flexibilidade e no relaxamento da musculatura corporal.

Outro ponto interessante é que, na Acro Yoga, o praticante aprende a entrar e sair de uma postura ficando de cabeça para baixo em qualquer elemento de apoio. Os Asanas de inversão favorecem a concentração e desbloqueiam energeticamente a região da coluna cervical e da cabeça. O objetivo é proporcionar à pessoa a oportunidade de ver a vida em novas posturas e sob novos ângulos.

Já a Massagem Thai na Acro Yoga é responsável por desenvolver a percepção do toque, que pode ser realizado tanto com as mãos quanto com os pés e os cotovelos. Com o toque refinado, o praticante tem mais facilidade para conduzir o parceiro, distribuindo o seu peso corporal com o peso do parceiro.

Foto: Divulgação / Acro Yoga Brasil

Benefícios da Acro Yoga

Elaine Lilli destaca que os principais benefícios oferecidos pela Acro Yoga são:

  • Comunicação , interatividade e espírito de equipe;
  • Concentração, foco e consciência corporal;
  • Desenvolvimento das principais capacidades físicas, entre elas: força, flexibilidade, equilíbrio e agilidade;
  • Bem-estar: relaxamento da musculatura, controle da mente e da respiração;
  • Aumento da disposição e alinhamento postural.

Público

Elaine Lilli explica que as aulas de Acro Yoga são destinadas tanto a praticantes como para não praticantes de Yoga. Podem participar crianças, adolescentes e adultos. A pessoa só necessita apresentar boas condições de saúde para praticar atividade física de intensidade média e interesse no método.

Mas é importante lembrar que pessoas com problemas na coluna ou outros problemas de saúde, em geral, precisam de liberação médica para a atividade.

“Vale destacar que, como a Acro Yoga é uma atividade intensa, quando realizada para grupos iniciantes, os exercícios são adaptados para que todos possam praticar e desfrutar dos benefícios”, finaliza a professora.

Assuntos: Boa forma, Fitness

Dicas pela Web