Abobrinha: 10 motivos e receitas para se apaixonar pelo ingrediente

Escrito por Nicole Broetto

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Encontrada em uma variedade de cores e tamanhos, a abobrinha é originária das Américas e as versões mais comuns no Brasil são a italiana e a menina. Sua versatilidade e sabor neutro fazem dela um alimento superpopular nas cozinhas.

A abobrinha também é muito procurada pelos benefícios que ela oferece à saúde, possuindo minerais e vitaminas essenciais para o bem estar e bom funcionamento do organismo, seu poder emagrecedor também é um dos fatores dela ser tão consumida.

10 benefícios incríveis da abobrinha

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Então já que ela possui tantas qualidades assim, que tal saber mais um pouco sobre os detalhes de cada uma delas? Veja abaixo.

1. Amiga do cérebro: a abobrinha é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, em especial da B1, também chamada de tiamina, que é importante para a saúde e bom funcionamento das funções cerebrais, além de ajudar a manter uma boa memória, concentração e raciocínio. Ela também contém cálcio que ajuda na manutenção do sistema nervoso e ainda fortalece ossos e dentes.

2. Emagrecedora: ela não só possui baixas calorias, mas também é rica em fibras, tanto em sua casca e sementes quanto em sua polpa. Desse modo ela reduz a retenção de água no organismo, facilitando a eliminação de gorduras e toxinas do corpo e ainda contribui para o emagrecimento, já que a grande quantidade de fibras dá a sensação de saciedade, diminuindo o consumo excessivo de alimentos.

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3. Regula a pressão: magnésio e potássio são dois elementos encontrados em abundância no alimento, esses atuam no aumento da elasticidade das artérias e mantêm em ritmos regulares os batimentos cardíacos, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial.

4. Controla a diabetes: a ingestão de grande quantidades de fibras presentes na abobrinha facilita a digestão e previne a constipação, mas não para por aí, esse ainda é um dos fatores que faz do alimento um regulador dos níveis de açúcar no sangue, impedindo o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Além disso, a vitamina B3 da abobrinha controla a quantidade de glicose na corrente sanguínea.

5. Evita o colesterol: o fruto também contém significativas quantidades de vitamina A e vitamina C, que retardam o acúmulo de gordura nas veias e artérias. A redução do desenvolvimento do colesterol através de seu consumo também se dá devido às fibras da abobrinha, que se unem aos ácidos biliares produzidos pelo fígado para realizar a digestão das gorduras que poderiam causar obstruções dos vasos.

6. Aliada do coração: graças à grande concentração de magnésio, um mineral que reduz os riscos de ataque cardíaco e derrames, a abobrinha mantém a saúde do coração. Outro aspecto interessante é a presença de folato no alimento, que é capaz de eliminar a homocisteína, um aminoácido que contribui para a incidência de doenças cardiovasculares.

7. Melhora a pele: a abobrinha tem em sua composição 95% de água, o que por si só já é um motivo para manter a pele com aspecto hidratado, mas também, a presença do manganês é essencial para a produção de prolina e de aminoácidos que permitem a formação do colágeno, uma proteína que mantém a pele, unhas e cabelos sempre bonitos e saudáveis.

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8. Proteção dos olhos: a vitamina A, a vitamina C e o manganês da abobrinha trazem muitos benefícios, como já visto, e com a saúde dos olhos isso não muda. Eles fornecem uma combinação de nutrientes e antioxidantes importantes na proteção dos olhos, dificultando o desenvolvimento de doenças degenerativas, como a catarata.

9. Imunidade: a vitamina C presente na abobrinha é um excelente antioxidante que contribui na manutenção do sistema imunológico e no combate de doenças respiratórias e advindas da deficiência da vitamina, como a asma, o escorbuto e a esclerose. Suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antiparasitárias fazem dela um remédio natural para a proteção de inflamações. Sendo que até suas sementes e óleo, que possuem ômega-3, servem para o tratamento de vermes em algumas regiões.

10. Previne o envelhecimento precoce: rica em flavonoides e antioxidantes como ascarotenos, luteína e zeaxantina, a abobrinha diminui a ação dos radicais livres, que possuem papel fundamental no envelhecimento precoce.

Esse fruto cheio de vitaminas e minerais, onde se destacam o potássio, ferro, manganês, fósforo e zinco tem saúde para dar e vender, não é mesmo?

Receitas com abobrinha para variar no cardápio

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Refogada, crua, assada, frita, as formas de preparo da abobrinha são muitas e as receitas são das mais variadas, mas uma coisa todas elas têm em comum: são deliciosas.

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1. Abobrinha gratinada: deliciosa e fácil, esta receita mostra como fazer a abobrinha gratinada no forno coberta de creme branco e queijo parmesão, sendo necessário apenas fazer a mistura do creme e despejá-lo sobre as fatias de abobrinha antes de levá-las ao forno por 30 minutos.

2. Risoto de frango com abobrinha: o risoto é um prato tipicamente italiano feito para impressionar, nesta versão com frango e abobrinha o risoto fica saboroso sem ser preciso gastar muito, ideal para aqueles jantares especiais.

3. Espaguete de abobrinha: todo mundo ama um bom espaguete, mas muitas vezes a massa pode ser muito pesada e calórica. Ao trocar o macarrão pela abobrinha em tiras finas, você garante um espaguete low carb ao alho e óleo bem nutritivo.

4. Farofa de abobrinha: nossa típica farofa brasileira vai bem com tudo, esta opção vegana do prato leva apenas 15 minutos para ser preparada e utiliza ingredientes comuns do dia a dia, como cebola, alho, farinha de rosca e cheiro-verde, além da incrível abobrinha.

5. Abobrinha assada com cebola e tomate: sabe quando você está procurando aquele acompanhamento perfeito para seu prato? Esta receita ensina como usar tomate, cebola e abobrinha em uma versão assada dos legumes cheia de praticidade e saúde.

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6. Abobrinha recheada com cottage e shiitake: com menos de 100 calorias por porção, essa receita vegetariana une o queijo cottage e cogumelos shiitake numa versão recheada e assada da abobrinha rica em sabor.

7. Abobrinha com tomate, bacon e ovos: quem não ama o tradiconal mix americano de bacon e ovos? Aprenda a fazer esse prato delicioso com tomates cereja, abobrinha picada, ovos e fatias de bacon.

8. Lasanha de abobrinha: uma ótima alternativa para diminuir as calorias e quantidades de carboidratos da lasanha é trocar a massa por fatias de abobrinha. Basta intercalar as fatias em camadas junto ao queijo mussarela, presunto e molho à bolonhesa.

9. Salada de abobrinha com cogumelos ao molho de hortelã: perfeita para dias de calor, a abobrinha também pode ser usada em saladas, como nessa com cogumelos e um molho especial. É supersimples de fazer, só usar a abobrinha em cubos, com cogumelos picadinhos e servir com um molho de hortelã e limão por cima. Xô salada sem graça.

10. Pão de abobrinha: o pão é um dos alimentos mais utilizados na alimentação dos brasileiros, mas para variar do tradicional pão francês, que tal fazer você mesma esta versão com abobrinha e uma deliciosa crosta de queijo parmesão? Ele se torna um substituto menos calórico e fica perfeito para comer com geleias.

Já escolheu sua receita favorita? Não perca tempo e faça logo esses pratos cheios de nutrientes e sabor.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

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Muitos legumes e vegetais possuem contraindicações sobre o seu consumo e principalmente relacionada à ingestão em excesso. Será que a abobrinha também é assim?

Felizmente não há contraindicações específicas e efeitos colaterais associados com o seu consumo, ela é inclusive indicada para mulheres grávidas, já que contém ácido fólico, que influencia na formação saudável do bebê. A única atenção deve ser em relação ao cuidado com agrotóxicos, sendo preferível comprar a versão orgânica, que garante ainda mais benefícios à saúde.

Saber disso só fechou com chave de ouro as qualidades da abobrinha, certo? Agora que você já conheceu todos os seus benefícios, não se esqueça de marcar na sua próxima listinha de compras esse alimento tão importante.

Assuntos: Alimentação

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