A melhor hora do dia para comer doces

Descubra se existe um horário adequado para consumir açúcar

Escrito por

Continua após o anúncio

Se você sente uma vontade quase incontrolável de comer doces no final do dia, saiba que existe uma explicação para isso. É que nesse horário, geralmente ocorre uma queda considerável nos níveis de serotonina no organismo.

A serotonina é uma substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso e na regulação de diversas funções, como liberação de alguns hormônios, sono, apetite, temperatura corporal, atividade motora e funções cognitivas. É responsável por melhorar o humor e causa uma sensação de bem-estar.

A falta de serotonina no organismo pode causar depressão, ansiedade, comportamento compulsivo e até doenças mais graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. O baixo nível de serotonina também está relacionado ao aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.

Mas cuidado ao cair nessa tentação, pois com um doce aqui, outro ali, sua dieta pode acabar comprometida. A vontade de comer doces pode ser driblada com bastante autocontrole e com alguns truques simples.

O primeiro deles é ficar sem comer por longos períodos. Fazendo pequenos lanches entre as refeições, você fica saciada e evita de sabotar a dieta quando a fome bater. Quem não abre mão de uma guloseima durante o dia, deve fazer isso preferencialmente após uma das refeições principais.

Este é o melhor momento para adoçar o paladar, pois as gorduras, fibras e proteínas dos outros alimentos ingeridos durante a refeição agem como uma barreira, retardando a absorção do açúcar pelo organismo.

Saber qual a melhor hora do dia para comer doces não significa que você pode abusar das delícias cheias de açúcar e calorias.

Quando não houver saída, o melhor é escolher opções menos calóricas e em porções menores para matar a vontade sem fazer tanto estrago. Picolés de frutas e chocolate meio amargo são boas e deliciosas sugestões.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação

Para você