A importância do selênio para a saúde

Descubra por que este mineral não pode faltar na sua dieta e como repor o selênio no organismo

Escrito por Deborah Busko

O selênio é um mineral que não pode faltar no cardápio de quem quer manter uma alimentação saudável e retardar os efeitos do envelhecimento. Dentro do organismo humano, o selênio tem uma função similar à vitamina E. Ele se liga a algumas proteínas já existentes para formar enzimas com propriedades antioxidantes, essenciais para combater os radicais livres que danificam as células.

A tireoide também funciona melhor com a ajuda do selênio. Isso porque a falta desse elemento no organismo pode prejudicar a produção do T3 e T4, os hormônios da tireoide que regulam o metabolismo e interferem diretamente no funcionamento de diversos órgãos e em processos como crescimento, ciclo menstrual, raciocínio, memória, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, fertilidade, funcionamento do intestino, força muscular, sono e controle do peso.

O mineral também atua auxiliando o sistema imunológico na defesa do organismo para evitar gripes, infecções e viroses e está ligado à capacidade de o organismo eliminar substâncias tóxicas e possíveis metais pesados que possam estar alojados nas células.

A falta de selênio pode causar problemas sérios ao corpo humano. Uma dieta baseada em alimentos industrializados e refinados – considerando que o refinamento dos alimentos causa perda significativa de selênio – é um dos principais motivos para a deficiência de selênio. Os principais sinais dessa carência são dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, além de manchas brancas nas unhas, problemas que podem ser revertidos com a suplementação.

Onde encontrar o selênio?

Para evitar os danos à saúde causados pela falta de selênio, é preciso incluir na alimentação boas fontes do mineral. E basta uma pequena quantidade a cada dia. Os grãos são os principais fornecedores de selênio, com destaque para a castanha do Pará. Comer uma castanha por dia é o suficiente para repor a quantidade necessária do nutriente.

Assuntos: Alimentação

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