Dicas de Mulher Dicas de Saúde

A importância das proteínas na dieta

Saiba como as proteínas agem no organismo e como tirar proveito dos benefícios que elas oferecem

em 09/04/2014

As proteínas têm papel fundamental no organismo e por isso, não podem ficar de fora da dieta. Estes nutrientes se formam no interior das nossas células a partir dos aminoácidos. Existem cerca de 200 aminoácidos na natureza, mas apenas 21 deles são metabolizados pelo organismo humano e dentre estes, oito são considerados essenciais.

Ou seja, são os aminoácidos que se não forem sintetizados pelo organismo, precisam ser fornecidos pelos alimentos, pois contribuem para o aumento da resistência física e são utilizados pelos músculos para fornecimento de energia durante atividades físicas de longa duração.

Outras funções de extrema importância das proteínas são regular o funcionamento de diversos órgãos do corpo e agir como anticorpos, defendendo o nosso corpo de agentes agressores.

Além disso, agem na reparação e construção de tecidos e são essenciais para perder gordura e em exercícios físicos.

Todas as pessoas precisam consumir diariamente alimentos com proteínas, mas as necessidades diárias variam de pessoa para pessoa, confirme idade, peso, sexo, doenças e outros fatores.

Alimentos fonte de proteína

Os alimentos fonte de proteína de alta qualidade são essencialmente de origem animal. Entre eles estão os ovos, o leite, peixes, aves e as carne, em específico músculos e vísceras. Embora em quantidades menores, elas também estão presentes nos vegetais folhosos, na lentilha, feijão, ervilha e soja.

Comentários
Dicas relacionadas