9 razões para incluir alimentos ricos em magnésio na alimentação

Ele dá mais energia, controla a TPM, reduz o estresse e as dores de cabeça, entre outros benefícios

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

A maioria das mulheres não sabe, mas tomar suplemento de magnésio é essencial para a saúde, além de ajudar a diminuir a ansiedade, fadiga, má digestão e mau humor. Porém, antes de optar pela suplementação, é importante consultar um médico, que saberá dizer qual a indicação adequada para cada caso. Muitas vezes essa pode ser a solução para dores, desânimo, e outros problemas comuns do dia a dia.

O magnésio é um dos minerais mais importantes no corpo humano. Ele é necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, incluindo a quebra da glicose que será transformada em energia. Veja alguns benefícios do magnésio:

1 – Dá mais energia

Uma vida movimentada, com muitos afazeres, acaba deixando a maioria das mulheres estressadas, o que naturalmente reduz os níveis de magnésio no organismo. E quando seus níveis estão baixos, é comum se sentir cansada, esgotada, e não sentir vontade de fazer muita coisa. A dica é comer alimentos que são fonte de magnésio, como nozes, verduras como couve e espinafre, peixes como o linguado, e farelo de trigo ou farelo de aveia. Mas ainda assim pode não ser suficiente. Por isso o suplemento irá ajudar.

2 – Acalma seus nervos

Um dos maiores benefícios do magnésio é relaxar o sistema nervoso. Quem vive tensa ou estressada, é porque provavelmente está com os níveis de magnésio baixos. O suplemento ajuda a recuperar a calma e trazer alívio e rapidamente. Ele envia mensagens calmantes para o corpo, o que também pode ser conquistado com alimentos como amêndoas, castanha de caju, banana, chocolate escuro, sementes de abóbora, iogurte, batata-doce, linguado, salmão e aveia.

3 – Previne e trata dores de cabeça

Quando você está cansada ou fazendo muitas atividades, os vasos sanguíneos se contraem, o que pode causar uma dor de cabeça. Por ter efeito sobre o sistema nervoso, o magnésio ajuda a acalmar o corpo, diminui a pressão arterial e reduz a constrição que causa as dores de cabeça. Mulheres durante o ciclo menstrual se beneficiam muito com a suplementação de magnésio.

4 – Alivia a dor muscular

O consumo de magnésio em níveis suficientes também é importante para os músculos, especialmente durante a prática de exercícios. Quando os músculos estão cansados, é comum haver dor muscular ou até inflamações. Por isso a recomendação é tomar um suplemento de magnésio imediatamente depois. A suplementação de magnésio pode ajudar a diminuir a inflamação no corpo e prevenir dores nas articulações, uma vez que ajuda a relaxar.

5 – Reduz o açúcar no sangue

Muitas vezes o açúcar no sangue sobe porque os níveis de cortisol, ou hormônio do estresse, são elevados. Isso dá a sensação de fome, mas o que ocorre é que o cortisol diz ao corpo que precisa de glicose para aliviar o estresse interno e hormônios de estresse mais baixos. Nesses casos, o benefício do magnésio é que ele ajuda a reduzir o cortisol, diminui os níveis de açúcar no sangue, e diz que seu corpo já não precisa de glicose para gerar energia.

6 – Previne e trata constipação

Devido ao efeito direto do magnésio no sistema nervoso, ele alivia e trata a prisão de ventre. Quando alguém está estressado, o intestino é, muitas vezes, o primeiro a parar de trabalhar. Reduzir o estresse é uma das coisas mais importantes a fazer para ter um intestino saudável. Atividades como caminhadas, ioga e meditação são ótimas opções. E o magnésio também ajuda o intestino a relaxar e liberar resíduos.

7 – Ameniza problemas de estômago

A dose de magnésio vai variar de acordo com cada pessoa, mas o recomendável é começar sempre com uma dose mais baixa. Ele age diretamente sobre o sistema nervoso e, assim, ajuda a aliviar os problemas de estômago, especialmente os causados por estresse.

8 – Controla a TPM

Mulheres que sofrem de TPM ficam com os nervos à flor da pele. Os vasos sanguíneos se contraem, músculos doem, surgem dores de cabeça e até mesmo depressão. A boa notícia é que o magnésio pode ajudar a controlar todos esses sintomas, por meio de suplementação e através dos alimentos ingeridos. Até mesmo o humor fica melhor.

9 – Ajuda a dormir

Como o magnésio relaxa, ele pode ser um grande aliado para combater a insônia. Nesses casos, o ideal é tomar o suplemento antes de dormir. Isso deixa o sono mais profundo e ajuda a ter mais disposição pela manhã.

Vale lembrar que é essencial consultar o seu médico e o seu nutricionista antes de tomar qualquer suplemento.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web