9 maneiras simples de ajustar sua alimentação para perder peso

Substituir alguns alimentos por outros mais saudáveis e menos calóricos ajuda no processo de emagrecimento

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso mudar toda a dieta para perder peso. Basta encontrar algumas maneiras de ajustar a alimentação, com pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de emagrecer.

São mudanças simples e, ao mesmo tempo, uma das melhores maneiras de perder peso, pois permitem que você coma o que já está acostumada e, ao mesmo tempo, ajuda a cortar calorias! Veja algumas dicas:

1. Beba água e coma salada antes das refeições

A primeira dica é uma das maneiras mais fáceis de ajudar a dieta e começa antes mesmo de comer. Basta beber um copo grande de água ou comer uma salada com um molho leve antes das refeições. A água e salada vão ajudar você a se sentir completa mais rapidamente durante a sua refeição e isso fará com que você não coma tanto. Você não vai se sentir privada de comer nada, porque vai se sentir satisfeita. Além disso, optar pela salada ajuda a adicionar mais verde em sua dieta, o que é sempre bom para a saúde.

2. Opte pelo pão integral

Trocar o pão branco processado regular pelo pão integral não faz muita diferença em relação à ingestão de calorias, mas a longo prazo ajuda muito. Pães integrais contêm mais fibras, vitaminas e nutrientes. Por isso, eles costumam satisfazer mais e por mais tempo do que os pães que não são feitos de grãos integrais. Assim, você não terá que comer tanto para saciar a fome. Além disso, seu corpo pode quebrá-los mais facilmente do que os pães industrializados brancos, e eles não ficarão armazenados como gordura!

3. Substitua alimentos processados

Aos poucos, vá substituindo os alimentos processados, que tendem a ser pobres em nutrientes, o que faz com que seu corpo busque mais comida para encontrar os nutrientes de que necessita.

4. Troque açúcar por adoçante

Se você gosta de adoçar o seu café ou chá com açúcar, mudar para um adoçante é uma maneira fácil de abandonar calorias indesejadas. Mas ao invés de adoçantes químicos, prefira as alternativas naturais, que são mais saudáveis e não contêm ingredientes perigosos.

5. Mude a forma de consumir molhos

Em vez de encher a salada de molho, coloque o molho em um copo e mergulhe o garfo no copo antes de comer a salada. Isso irá diminuir o seu consumo em cerca de 80%, sem perder o sabor. Se for comer em restaurantes, sempre peça o molho à parte e, preferencialmente, opte pelos menos calóricos.

6. Coma devagar

Se você quer continuar comendo alguns de seus pratos favoritos, mas também quer perder peso, tente comer mais devagar. Saboreie cada mordida, mastigue bem, e preste atenção ao seu corpo, observando quando ele começa a se sentir saciado. Quando você receber esse sinal, pare de comer. Como seu estômago encolhe, você vai ficar cheio mais rápido e com menos quantidade de comida.

7. Substitua a margarina

A margarina é feita a partir de óleos hidrogenados produzidos quimicamente e tem sido associada ao ganho de peso, redução do metabolismo e maior risco de doença cardíaca. Por isso a manteiga é uma opção melhor. E o azeite de oliva melhor ainda, pois tem benefícios para a saúde, como redução de colesterol, que a manteiga não tem.

8. Mude seus condimentos

Sanduíches são sempre um dos pratos preferidos da maioria das pessoas, mas geralmente são muito calóricos, dependendo seus condimentos. Por isso, se for optar pelos sanduíches, prefira condimentos mais leves, como mostarda ou vinagre. Além disso, tente adicionar temperos vegetais, que ajudarão a te deixar saciado e irão te impedir de beliscar chips ou outras guloseimas.

9. Troque o sorvete pelo iogurte

Optando pelo frozen em vez de sorvete, você pode reduzir cerca de 100 calorias em média. Eles são tão deliciosos quanto, mas muito mais saudáveis.

Para você