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9 alimentos que protegem a pele de queimaduras solares

Confira os alimentos que você deve incluir na lista de compras de verão para ajudar a evitar os danos causados pelo sol

em 18/09/2013

Foto: Thinkstock

O sol pode ser um grande vilão para a saúde da pele. A exposição solar excessiva causa ressecamento, manchas, rugas, envelhecimento precoce e até danos mais sérios, como o câncer de pele.

Por sorte, hoje há muitos recursos para se manter protegida. O uso do bloqueador solar diariamente, por exemplo, tem se tornado um hábito cada vez mais frequente. Além disso, é sempre recomendável utilizar barreiras protetoras, como chapéus, bonés e bons óculos escuros.

Mas, mesmo com tantos cuidados, nem sempre é possível passar ilesa pelos dias de verão. Passeios ao ar livre, horas na praia e na piscina acabam tornando inevitáveis as queimaduras solares. E, nessas horas, uma das grandes aliadas da pele é a alimentação.

Segundo a dermatologista Helena Zantut, alguns alimentos, como aqueles ricos em licopenos e betacarotenos, estimulam o colágeno e podem ajudar a pele a se recuperar de possíveis danos.

A lista abaixo foi elaborada com a ajuda da nutricionista Paula Castilho e indica 10 ótimos alimentos para incluir nas suas compras no verão e manter sua pele linda e saudável. Ricos em nutrientes benéficos à pele, eles vão ajudá-la a se proteger contra os danos do sol e até a evitar queimaduras. Abuse deles nos dias de calor e mantenha sua pele sempre linda e protegida!

1. Romãs: são fonte de ácido elágico, um polifenol responsável pela coloração vermelha da fruta. O ácido tem potente propriedade antioxidante que age contra os possíveis danos causados pelo sol.

2. Frutas vermelhas: mirtilos e framboesas também contêm altos níveis de ácido elágico, e ajudam a prevenir e atenuar manchas. Estudos ainda apontam que esse ácido pode aumentar em até 25% o fator de proteção do filtro solar que você espalha na pele.

3. Morangos: são ricos em Vitamina C, ótima para melhorar a defesa do organismo e combater o envelhecimento precoce. Segundo a nutricionista Paula Castilho, essa vitamina ainda facilita a absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.

4. Frutas cítricas: Além de serem ricas em vitamina C, as frutas como laranja e limão contêm limoneno, um nutriente com propriedades antioxidantes.

5. Goiaba: a fruta também é ótima fonte de vitamina C. Então, que tal um suco para refrescar os dias de calor? A nutricionista salienta que os sucos de frutas devem ser consumidos logo após o preparo para não perderem suas propriedades.

6. Chá verde: as catequinas do chá verde podem ajudá-la em muitas coisas. Além de prevenir doenças, elas também podem proteger contra inflamações, queimaduras solares e os danos da radiação UV.

7. Uvas vermelhas: também são ricas em quercitrina. Você pode colocá-las no congelador e terá um delicioso aperitivo gelado para os dias quentes.

8. Tomates: são ricos em licopeno, um carotenóide que está sendo estudado por sua capacidade de proteger a pele contra os danos solares. Segundo Paula Castilho, o licopeno atua como um refletor dos raios UVA e UVB. Além disso, é antioxidante, contribuindo no combate dos radicais livres, do envelhecimento precoce e do câncer de pele. A nutricionista explica que suas oxidações atuam como se tingissem a pele internamente mesmo sem a presença dos raios solares, dando um aspecto bronzeado e dourado, e ainda contribui para a duração da cor.

9. Melancia: a fruta também conta com alta concentração de licopeno. Isso quer dizer que você pode abusar da melancia para se refrescar no verão!

A nutricionista Paula Castilho alerta que, em caso de queimaduras de primeiro ou segundo grau, é importante consultar um nutricionista para acompanhamento e prescrição de uma dieta mais específica, já que nesses casos os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

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