8 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar

Medidas simples podem ajudar a proteger sua casa e sua família de agentes que fazem mal à saúde

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

No dia a dia, é praticamente impossível ficar livre dos agentes da poluição. Não só os externos, mas também alguns que se encontram dentro de casa.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, produtos de limpeza, tintas, solventes, gás natural, combustíveis e itens como madeira, vela e tabaco são poluentes.

E há ainda outros mais surpreendentes, como produtos de instalação de carpetes e componentes de forno e fogão.

Ou seja, mesmo aspirando os tapetes com frequência e tendo hábitos e cuidados de limpeza impecáveis, esses objetos da casa lançam no ar toxinas que podem fazer mal ao respirar.

Para se preservar e evitar que esses agentes causem alergias e outros problemas respiratórios, veja algumas dicas que ajudam a combater a poluição do ar em sua casa:

  1. Cuide bem do seu aparelho de ar condicionado, substituindo o filtro a cada 30 ou 60 dias. Escolha um filtro que remove tudo, inclusive o ar poluído. E a cada dois anos contrate um profissional para limpar o sistema de ventilação.
  2. Sprays, tintas e solventes podem desencadear ataques de asma. Por isso, evite esses produtos em casa. Assim como deixar velas acesas e usar tabaco, pois ambos liberam substâncias químicas no ar.
  3. Se o tapete molhar, limpe-o e seque-o logo, pois, se não forem devidamente cuidados, podem gerar bactérias e esporos de fungos. Assim, cada vez que for pisado, irá liberar esses esporos no ar, para serem respirados.
  4. Um purificador de ar é uma ótima opção para ter em casa. Pode ser um pequeno em cada cômodo, um um grande localizado em um ponto que purifique toda a casa, limpando o ar que é respirado.
  5. Mantenha produtos de limpeza tóxicos do lado de fora, mantendo o ar seguro para respirar. Ou use produtos alternativos, como o vinagre branco, para limpar. Assim é possível fazer a limpeza até mesmo com crianças no mesmo ambiente, pois não será prejudicial.
  6. Procure sempre se informar sobre os produtos adquiridos, tanto nos rótulos quanto na internet. Verifique se são adequados, não-tóxicos e saudáveis. Isso vale tanto para produtos de limpeza, como de saúde e de beleza.
  7. Se tiver em casa um sistema de climatização, tenha certeza de que o mesmo está em bom funcionamento, sem vazamentos ou goteiras.
  8. O cuidado mais simples e que pode também ser um fator na decoração da casa: tenha plantas. Elas ajudam a filtrar o ar, além de deixarem o ambiente charmoso.

Assuntos: Alergia, Limpeza

Dicas pela Web