8 maneiras de estimular seu sistema linfático

A nutricionista clínica e doutora em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook ensina oito técnicas para eliminar toxinas mais rapidamente

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

O sistema linfático é responsável por eliminar toxinas do organismo humano através do sangue. Ele possui um amplo número de glândulas e gânglios linfáticos, e também é composto pelo baço, pelo timo e pelas amígdalas. Estimular o sistema linfático é uma boa maneira de melhorar a saúde e manter o corpo livre da sujeira produzida por ele próprio em decorrência do tipo de vida que levamos.

Problemas como a celulite, excesso de peso, artrite, dores de cabeça e bursite, por exemplo, o responsável pode ser um sistema linfático lento demais. Para estimulá-lo a acelerar o trabalho, a nutricionista clínica e doutora em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook ensina oito técnicas.

1 – Respire profundamente

Seu sistema linfático depende diretamente do bombeamento oferecido por uma respiração profunda e pausada, para funcionar corretamente. Dando ao seu organismo a oportunidade de absorver uma grande quantidade de oxigênio, você estará auxiliando seu sistema linfático.

2 – Pratique atividades físicas

Se estamos falando em bombeamento, naturalmente a atividade física também pode ser uma boa aliada. Alongamentos, exercícios aeróbicos e até o “jumping”, praticado com aquelas pequenas camas elásticas são as atividades mais indicadas, de acordo com Cook.

3 – Beba muita água e esqueça os refrigerantes

A água ajuda a purificar o organismo. É importante ingerir cerca de dois litros de água ao dia, como mínimo, para hidratar e repor a água gasta pelo próprio corpo em suas atividades normais. Água com limão espremido também é muito bem-vinda, porque acelera a absorção do H2O pelas células. Os refrigerantes e sucos industrializados devem ser sumariamente eliminados da sua rotina. Se não quiser tomar água pura, dê preferência a sucos naturais, feitos na hora – e, se possível, sem açúcar ou adoçantes artificiais.

4 – Quando estiver com o estômago vazio, coma frutas

As frutas são ricas em ácidos e enzimas que ajudam no processo digestivo. Consumi-las com o estômago vazio é uma boa maneira de “limpa-lo” por dentro.

5 – Coma muitas verduras

Folhagens são fundamentais para que você obtenha clorofila – a substância é de grande ajuda na purificação do sangue. Brotos também são indicados, de acordo com Cook, porque possuem muitas enzimas, responsáveis pela limpeza do organismo.

6 – Use uma bucha natural antes do banho

Aquelas velhas buchinhas naturais são grandes aliadas no estímulo do sistema linfático. Esfregue a pele com movimentos circulares, começando pelos pés e indo em direção ao tronco e, depois, começando pelas mãos em direção ao peito. A direção é importante, porque coincide com o caminho percorrido pelo sangue das extremidades do corpo até o coração.

7 – Alterne água quente e fria durante o banho

Ao entrar no banho, comece com uma ducha de água quente – mas mude para o ciclo frio depois de alguns minutos. Essa alternância melhora a circulação do sangue no corpo. Enquanto o calor dilata os vasos sanguíneos, o frio os contrai, bombeando melhor o sangue. Não se submeta a esse processo se você estiver grávida ou tiver problemas de pressão e coração, recomenda a nutricionista.

8 – Receba uma massagem

Estudos apontam que uma massagem suave pode colocar em funcionamento cerca de 78% do sistema linfático. Para quem quer atingir resultados mais rapidamente, a drenagem linfática feita por especialistas pode ser uma boa opção.

Dicas pela Web