8 maneiras de acelerar a rotina matinal da sua família

Atitudes simples como uma boa noite de sono e planejamento podem facilitar suas manhãs

Escrito por Thalita Vitoreli

Foto: Thinkstock

O período da manhã pode ser considerado um dos horários mais corridos e complicados para as famílias. E para a que têm filhos, certamente, essa correria é ainda maior. Como não se estressar com a incrível maratona de arrumar-se, acordar as crianças, trocá-las e arrumá-las para a escola, preparar e tomar o café da manhã e, de quebra, enfrentar um trânsito daqueles?

Apesar da missão parecer impossível, existem algumas soluções. Inserir uma rotina matinal no contexto familiar pode ajudar a começar o dia com o pé direito e sem o estresse habitual. Alguns hábitos simples podem ser inseridos na rotina da sua família e facilitar as manhãs como por exemplo, planejar as roupas da família na noite anterior, dormir as horas de sono recomendadas e dividir tarefas e responsabilidades.

Confira as dicas de como tornar as manhãs da sua família mais rápidas e, acredite, pode ser mais simples do que você imagina.

Por que rotinas são importantes?

Existem coisas no seu dia a dia que são impossíveis de controlar, como as ligações telefônicas que você irá receber ou algum imprevisto no trabalho ou no trânsito. Outras, porém, podem ser programadas e transformadas em hábito e rotina, como é o caso das manhãs e das noites.

Como a família encara as manhãs irá refletir em todo o dia dos membros, pais e filhos. Por isso é preciso tomar nota de todas as coisas que precisam acontecer no período da manhã e realmente fazê-las, sem negociá-las. Uma dica é hierarquizar a administração do tempo, ou seja, dar prioridade às coisas que são mais importantes. Além disso, no caso das pessoas casadas é fundamental dividir as tarefas com o parceiro e aqueles com filhos podem dividir algumas responsabilidades com os pequenos.

Agora que você já compreendeu o papel que a rotina pode exercer em sua família é hora de conhecer oito maneiras de acelerá-la e tornar seu dia mais agradável.

1. Durma bem

Foto: Thinkstock

A primeira coisa importante a se pensar é que para que o dia comece bem uma noite de sono é imprescindível. Como exigir que uma criança, ou até você mesma, acordem bem dispostas sem ter dormido uma quantidade de horas mínimas. Recomenda-se que adultos devam dormir pelo menos 07 horas diárias, bebês 15 horas e crianças e adolescentes de 10 a 12 horas.

Em caso de problemas para dormir, o consumo de um copo de leite morno pode ajudar, uma vez que um indutor de sono natural está presente no leite.

2. Planeje as roupas

Foto: Thinkstock

Procurem planejar na noite anterior as vestimentas que a família vai utilizar no dia seguinte. Isso economizará um bom tempo e também vai evitar as dúvidas comuns na escolha das roupas. O planejamento inclui roupas, acessórios, calçados, meias. Importante: confira a previsão do tempo para ver se há chance de chuva ou frio.

3. Acorde 15 minutos antes

Foto: Thinkstock

Já imaginou quanto estresse poderia ser evitado se todos acordassem quinze minutos antes do horário habitual? Essa pŕatica vai fazer com que exista tempo suficiente para todas as coisas previstas. Se preferir, você pode também se levantar alguns minutinhos antes da família e dedicar um tempo para cuidar da sua saúde e bem estar.

4. Troque-se antes de tomar o café da manhã

Foto: Thinkstock

O recomendado é que toda a família esteja vestida antes de tomar o café da manhã. Essa regra não é válida em casos de crianças muito pequenas que podem acabar se sujando. Dessa forma vocês poderão desfrutar de um agradável café em família ao invés de comer com pressa ou pular a refeição por falta de tempo.

5. Prepare um café da manhã fácil

Foto: Thinkstock

O café da manhã é a primeira refeição do dia e um importante aliado nutricional. Apesar disso, se o problema é a falta de tempo, não dá para ficar inventado panquecas e omeletes ou um cardápio diferenciado todos os dias, certo? Procure consumir cereais, frutas, leite e torradas e tenha-os sempre à mão. Facilite!

6. Crie o jogo matinal

Foto: Thinkstock

Para motivar os seus filhos a cumprir as primeiras missões do dia você pode criar um jogo matinal. Por exemplo, coloque um CD e peça que eles completem uma tarefa diferente por música tocada. Na primeira música todos devem estar vestidos, na música dois é a hora de escovar os dentes, e assim, sucessivamente. Use sua criatividade!

7. Divida as tarefas

Foto: Thinkstock

É claro que você não irá deixar toda a responsabilidade dos serviços domésticos sobre seus filhos. Mas dependendo da idade que eles tenham é importante que você comece a dividir as tarefas. Especialmente se você não tem alguém que te ajude na limpeza e manutenção da casa, divida responsabilidades matinais. Cada um deve arrumar sua cama ou lavar a louça do café, por exemplo. Pode parecer insignificante, mas você estará criando filhos responsáveis. No caso de casais, também é importante haver a colaboração do cônjuge. Duvidam as tarefas de forma que todos da família participem.

8. Siga a rotina

Foto: Thinkstock

De nada adianta criar uma rotina que não é seguida. Procure não mudar muito o que já foi pré estabelecido. Seus filhos precisam saber que as manhãs na família seguem um cronograma. Os pais precisam ser o exemplos.

Começar o dia bem, pode não ser assim, tão difícil. Algumas atitudes simples podem evitar o estresse e o desgaste da família. Se você tem mais alguma dica sobre como facilitar a rotina matinal, compartilhe conosco.

Assuntos: Família

Dicas pela Web
Comentários