8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar

Evite o sedentarismo mantendo uma rotina de atividades que independem de infraestrutura

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

Muitas mulheres não se exercitam fisicamente por alegar não ter tempo para manter tal rotina e dinheiro para pagar uma academia de ginástica. Porém, é possível manter a saúde e a boa forma através de atividades que independem de equipamentos de ginástica e podem ser feitas a todo o momento em qualquer espaço físico, desde casa até parques.

A questão da falta de tempo para exercitar-se não se sustenta como argumento, pois existem inúmeros momentos em que se pode conciliar a movimentação do corpo com outra ação, ou situação de breve espera.

Confira quais são os exercícios físicos que não precisam de quaisquer instrumentos ou ambientes especiais e que você pode começar já a fazer para fugir do sedentarismo:

1 – Alongamento

O alongamento pode ser feito mesmo quando sentada na cadeira do trabalho, no sofá, à beira da cama, no chão ou em pé. Tudo o que é preciso ser feito é movimentar-se de modo a promover a flexibilidade muscular.

Alguns exemplos simples de alongamento são: tentar tocar os dedos dos pés sem flexionar os joelhos ou esticar os braços para o lado oposto. O ideal neste tipo de exercício é tentar manter-se em cada posição por pelo menos um minuto.

2 – Caminhada

Dispense o ônibus ou o carro, vá ao trabalho, ao supermercado ou saia para almoçar a pé. Se seus trajetos de atividades são muito distantes, faça pelo menos uma parte do percurso andando, ou seja, desça um ou dois pontos antes do destino final, ou estacione o carro um pouco mais afastado que o de costume.

Outra boa alternativa para estimular-se a caminhar é aliar este passeio à companhia de uma amiga. O tempo de colocar a conversa em dia com certeza será o suficiente para manter o corpo em movimento na caminhada ou, se você se animar um pouco mais, em uma corrida.

3 – Subir escadas

Em vez de andar de elevador, suba as escadas em qualquer prédio que você vá. Se forem poucos os locais que você frequenta que tenham escadas, substitua esta atividade por subida em rampas ou ruas íngremes.

4 – Dançar

Dançar é um dos melhores exercícios para fazer, pois além de fazer bem ao corpo alegra e diverte. Este exercício independe de você ir a uma balada. Você pode dançar quando se levanta de manhã, durante o banho, enquanto passa roupa ou cozinha, por exemplo. Só tome cuidado para não se descuidar e causar um acidente doméstico.

5 – Polichinelo

O polichinelo, assim como a dança também pode ser feito a qualquer momento. Um dos momentos ótimos para fazer polichinelos é no intervalo da programação da televisão.

6 – Agachamento

Manter as pernas fortes e bumbum durinho é simples, basta fazer agachamentos. Segundo a revista americana Cosmopolitan, a oportunidade perfeita para fazer agachamentos é enquanto usa o secador de cabelo. Outros momentos também excelentes para fazer este tipo de exercícios são durante a espera para o computador ligar ou para o esmalte das unhas secar.

7 – Flexão

A flexão também é um exercício saudável que pode ser facilmente incluído na rotina. Quando estiver deitada na cama antes de ir dormir, faça algumas flexões, será ótimo para suas articulações e com certeza você terá uma boa noite de sono.

8 – Abdominal

O sonho de toda mulher é ter uma barriga sequinha. O abdominal não faz o milagre de sumir com a barriguinha se a pessoa não aliar o exercício a uma alimentação regrada, mas é possível reduzir o volume da barriga fortalecendo os músculos do abdome, pois estes vão fazer o corpo se apresentar com uma postura melhor.

Assuntos: Boa forma, Fitness

Para você