8 conselhos para você parar de comer mais do que precisa

Ingerir somente a quantidade de alimento necessária para o corpo é essencial para manter a forma e a saúde

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

O excesso de peso ocorre pelo fato de consumirmos mais energia através dos alimentos do que gastamos, por isso, perder peso não precisa ser algo complicado, basta cortar os excessos da alimentação ou aumentar as atividades que promovem gasto de energia.

Quem quer manter o corpo saudável deve entender que a comida é sim fonte de prazer, mas este não deve ser sua função principal. A alimentação deve ser entendida como combustível para o funcionamento do organismo e, como em qualquer “máquina”, combustível em excesso não é bom.

Veja a seguir oito conselhos para adequar à rotina alimentar de modo a ingerir somente a quantidade de comida necessária e manter assim o corpo equilibrado e saudável:

1 – Conte todas as calorias

Algumas pessoas não estão conscientes quando estão comendo demais, pois esquecem que pequenos petiscos, que são ingeridos rapidamente e logo esquecidos, podem ser extremamente calóricos.

Para evitar consumir mais do que necessário, a pessoa deve se disciplinar a contar as calorias de tudo o que entra em sua boca, desde pequenos cafezinhos, balas e até os condimentos e temperos incluídos na elaboração dos pratos.

2 – Coma mais vezes

Muitas pessoas não entendem quando se diz que para não comer demais é preciso comer mais vezes. Comer mais vezes significa aumentar a frequência e não a quantidade de comida, ou seja, a pessoa deve fazer várias pequenas refeições ao longo do dia.

“Indico aos meus pacientes que se alimentem pelo menos seis vezes por dia em pequenas quantidades, pois comer mais vezes mantém o organismo livre de sentir fome, o que torna a pessoa muito menos propensa a trapacear em sua dieta por compulsão em sua próxima refeição. Além disso, o aumento da frequência alimentar acelera o metabolismo e facilita o uso da energia consumida, evitando seu acúmulo e consequente aumento de peso.”, explica a nutricionista Isabella Peixoto.

3 – Use uma tigela pequena como medida

Lanches do tipo fast food vêm em sacos grandes por uma razão: para nos manter comendo mais do que deveríamos e nos viciar no hábito de sempre comer e comprar mais destes itens. A solução para o problema é bem simples despeje o quanto couber do lanche em tigela pequena e dispense todo o excesso.

“A ideia de usar uma tigela pequena como medidor é ótima. É o mesmo conceito, descrito por Michael Pollan em seu livro Food Rules, de que devemos comer em cada refeição a medida de duas mãos fechadas.”, complementa Dra. Isabella.

4 – Use pratos menores

Quanto menor for o prato, menor a quantidade de comida que irá caber. Logo você sugestionará o seu cérebro, ao longo do tempo, que está satisfeito por comer uma porção completa, porém, estará comendo em quantidades menores.

5 – Pare para descansar

Antes de querer repetir uma porção de comida, espere 20 minutos e faça outra atividade. Se a vontade de comer de novo for esquecida ou passar, é sinal que você conseguiu fugir de comer por compulsão e não por fome. Caso a vontade persista, coma, mas faça-o lentamente e vá percebendo enquanto vai comendo se já não está satisfeita.

6 – Coma em casa

Quando a pessoa come em casa ela tem maior controle sobre quantidades e o que é inserido como ingrediente no prato, o que evita excessos e composições engordativas. Portanto, para não comer demais, coma em casa ou leve para o trabalho suas refeições já previamente planejadas.

7 – Escove os dentes depois de comer

Escovar os dentes imediatamente após as refeições evita a típica compulsão de beliscar um petisco depois do jantar ou comer um docinho depois do almoço. Com a boca fresca com gosto de menta é mais difícil se sentir tentada a mudar o sabor do paladar para o de algum alimento.

8 – Mantenha um diário alimentar

Anote em um caderno tudo que for comer, pois as anotações farão você intimidar-se antes de sair comendo bobagens, fazendo com que você tenha escolhas muito mais cuidadosas e saudáveis, e será um registro que chamará a sua atenção sobre a repetição de maus hábitos.

Dicas pela Web