7 motivos para amar a romã que você precisa saber

As propriedades medicinais dessa fruta atuam de forma positiva sobre diversos problemas de saúde

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

A tradição é antiga e simples: na noite de ano-novo, embrulhe três sementes de romã em um guardanapo, guardando-o na carteira em seguida. Você pode fazer três pedidos ou simplesmente confiar na crença que afirma que, para quem segue essa simpatia, não falta dinheiro ao longo de todo o ano que está começando.

Mas a romã – também conhecida como granada, em alguns lugares – não é apenas objeto de práticas supersticiosas. Suas propriedades medicinais atuam de forma positiva sobre diversos problemas de saúde. Incluí-la em seu cardápio pode ajudar a prevenir doenças e a tornar seu organismo mais saudável.

1 – A romã previne seu organismo contra o câncer

Embora ainda não tenha encontrado uma cura definitiva para o câncer, já se sabe que alguns alimentos são capazes de ajudar a preveni-lo – e a romã é um deles. De acordo com algumas pesquisas realizadas na Universidade da California, nos Estados Unidos, ela é eficaz na prevenção do câncer de mama e que os mesmos resultados são verificados contra o câncer de pulmão. Além disso, outros estudos afirmam que a fruta ainda ajuda a retardar o avanço do câncer de próstata.

2 – A romã é capaz de proteger seu DNA contra doenças genéticas

Diversas substâncias presentes na romã provocam um tipo de reação com o material genético, que acaba por protegê-lo de uma série de doenças.

3 – A romã atua como um poderoso anti-idade

Devido à grande quantidade de antioxidantes presentes na romã, ela é uma importante aliada no combate aos sinais de envelhecimento na pele, mantendo-a jovem e livre de marcas como as temidas rugas.

4 – A romã pode prevenir a artrite

De acordo com uma pesquisa realizada na Case Western Reserve University, em Ohio, nos Estados Unidos, a romã possui uma grande quantidade de ácido elágico, que ajuda a diminuir processos inflamatórios das cartilagens. Sua eficácia no tratamento da artrite ainda está sendo investigada, mas alguns especialistas já afirmam que consumir romã pode diminuir os efeitos da doença.

5 – A romã protege contra doenças do coração e sistema circulatório

Diversos estudos realizados ao redor do mundo vêm comprovando que a romã é muito eficaz contra doenças do coração e sistema circulatório. Ela diminui o mau colesterol – LDL – e aumenta o bom colesterol – HDL -, além de diminuir o acúmulo de placas no sangue. Alguns estudos realizados na Queen Margaret University, na Escócia, indicam que consumir meio litro de suco de romã todos os dias é eficaz para diminuir a pressão arterial e a gordura acumulada no abdômen.

6 – A romã previne o mal de Alzheimer

Embora essa propriedade ainda esteja sendo estudada, os resultados de algumas pesquisas feitas com ratos demonstraram que, em um grupo afetado pelo mal de Alzheimer, aqueles ratinhos que consumiam suco de romã desenvolviam melhor diversas atividades mentais, quando comparados aos ratinhos que não tinham acesso ao suco da fruta. Isso pode significar que as substâncias presentes na romã possuem características que podem ajudar a retardar e prevenir a doença.

7 – A romã ajuda a proteger os rins

Para quem sofre de problemas nos rins, consumir suco de romã ajuda a prevenir danos nesse órgão e a protegê-lo contra substâncias tóxicas.

Assuntos: Alimentação, Dietas

Dicas pela Web
Comentários