8 motivos para amar a batata-doce

A nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook explica quais os benefícios do consumo da batata-doce

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

A batata é um tubérculo muito apreciado por diversos povos ao redor do mundo. A versatilidade desse alimento é o que o torna tão popular – ela fica ótima frita, cozida, assada, em forma de purê, na sopa, na maionese e até na salada. Mas há um outro vegetal, que emprestou dela uma parte do nome, que também possui uma imensa variedade de preparo e, acima de tudo, não engorda tanto quanto sua parente distante. Trata-se da batata-doce.

Se você não conhece as propriedades desse tubérculo incrível, a nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook lista 7 motivos para começar a amá-lo agora mesmo.

1 – É antioxidante

Sim, batata-doce retarda o envelhecimento, porque contém um tipo específico de proteína que atua justamente diminuindo os sinais da idade, de acordo com a nutricionista.

2 – Reduz inflamações

Um estudo realizado com animais provou que o consumo da batata-doce ajudou a reduzir inflamações no cérebro e em diversas partes do sistema nervoso.

3 – É rica em beta-caroteno

Quando se fala em beta-caroteno, a primeira associação que se costuma fazer é com a cenoura. De fato, a coloração alaranjada tanto da cenoura quanto da batata-doce denuncia a presença dessa substância no vegetal.

O beta-caroteno é “o precursor da vitamina A no organismo e ajuda a garantir um sistema imunológico saudável e uma pele ótima”, explica Cook, que completa: “uma pequena quantidade de gorduras naturais como o azeite extra virgem ajuda a aumentar aabsorção de beta-caroteno”.

4 – Reduz o fibrinogênio

O fibrinogênio é uma proteína presente no sangue, e desenvolve um papel importante na coagulação. Quando em excesso, ele pode causar diversas doenças do coração. A batata-doce diminui a concentração dessa proteína no sangue e, dessa forma, ajuda a prevenir essas doenças, além de problemas como a esclerose múltipla e a fibromialgia.

5 – Reduz a quantidade de açúcar no sangue

Embora tenha “doce” no nome, a batata-doce nada tem de vilã para os diabéticos, pelo contrário. De acordo com estudos recentes, ela ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue, mesmo em diabéticos.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Cook explica que a batata-doce contém muita vitamina C, composto fundamental na formação dos ossos do corpo, que também auxilia a digestão e a cicatrização. Consumir vitamina C fortalece ainda o sistema imunológico.

7 – Aumenta a quantidade de anticorpos

Para a nutricionista, outro dos benefícios da batata-doce é a grande quantidade de vitamina B6. Este composto aumenta a produção de anticorpos, responsáveis por combater as mais diversas doenças. A vitamina B6 também regula o funcionamento do sistema nervoso e acelera a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio para as células por meio do sangue.

8 – Contém mais minerais – e menos calorias – que a batata comum

A batata-doce contém, apenas para citar alguns exemplos, minerais como o ferro, o potássio e o magnésio, além de conter menos calorias que a batata comum. Por isso, incorporá-la à rotina é uma maneira de enriquecer sua alimentação sem prejudicar sua dieta. Escolha sua receita preferida e bom apetite.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web