7 ideias para complementar sua renda

Saiba como é possível ganhar um dinheirinho extra com atividades que você pode realizar em casa

Escrito por Juliana Prado

Foto: Thinkstock

A grana está curta? Seja para complementar o orçamento ou aumentar a poupança, ter uma fonte de renda alternativa é o desejo de muitas pessoas. Se você tem um tempinho livre no dia a dia ou mesmo nos finais de semana, com dedicação e organização é possível trabalhar em casa e obter bons lucros!

O primeiro passo é procurar atividades com as quais você tem afinidade. Se você é boa na cozinha, por exemplo, fazer quitutes para vender pode ser uma ótima opção!

A jornalista Nathalia Boni, 23 anos, encontrou nos cupcakes uma boa forma de ganhar dinheiro. Ela começou oferecendo os bolinhos um a um, e hoje recebe encomendas para festas e estabelecimentos.

Apesar de ser uma atividade que exige dedicação, o lucro é de cerca de 100% sobre cada bolinho. E para atrair clientes, ela garante: o visual faz toda a diferença! “O mais importante para quem está começando a vender doces é a apresentação. O produto precisa ser bonito, apetitoso e chamar a atenção, seja com confeitos diferentes ou uma cobertura bem caprichada”, afirma.

Antes de começar, faça como a Nathalia e coloque tudo no papel: custos, lucros e mão de obra. Assim, saberá qual é o preço justo a cobrar pelo serviço. Uma boa organização é essencial para ter sucesso em trabalhos realizados em casa.

E, finalmente, coloque a mão na massa! A lista abaixo tem 7 ideias para você se inspirar e começar já a complementar sua renda com atividades alternativas. Confira!

1. Alimentos congelados

Vender alimentos congelados pode ser uma ótima forma de ganhar um dinheirinho. Você pode fazer salgadinhos, como esfirras e coxinhas, ou até massas recheadas, como rondele e nhoque. Teste suas melhores receitas, compre embalagens próprias para congelar e monte seu cardápio! Comece oferecendo aos amigos, familiares e vizinhos. Lembre-se: ao trabalhar com alimentos, é importante manter todos os cuidados com higiene e utilizar ingredientes de boa qualidade.

2. Doces para vender

Docinhos para festas, bombons e trufas recheadas também podem ser uma ótima fonte de renda alternativa. Escolha bons ingredientes e capriche no visual dos doces. Além de oferecer aos conhecidos, você pode mostrar seu trabalho em buffets, cafés e escritórios. Quando ganhar prática, pode trabalhar com encomendas.

3. Revenda de cosméticos

Muitas empresas trabalham com venda de cosméticos através de revendedoras. São marcas conhecidas e bastante procuradas, e o melhor: oferecem uma margem de lucro interessante. Esta é uma alternativa muito prática, já que basta carregar o catálogo de produtos aonde for para oferecê-los às pessoas.

4. Serviços de tradução

Caso tenha fluência em outro idioma, pode usar este conhecimento para fazer trabalhos como tradutora de textos. Essa é uma ótima alternativa para não comprometer seu emprego principal, já que o trabalho pode ser realizado em casa e no horário que for mais cômodo para você. Lembre-se de ter sempre um dicionário ao lado e revisar os textos com atenção. Um trabalho com erros causa péssima impressão.

5. Aulas particulares

Você pode se dedicar a ensinar algo que saiba fazer bem. Pode ser uma língua estrangeira, tocar um instrumento ou até aulas de reforço para crianças. Planeje as aulas com antecedência e tenha paciência para tirar as dúvidas dos alunos.

7. Crie um blog

Gosta de escrever? Então, essa pode ser uma alternativa para você. Procure um assunto sobre o qual gosta de falar e capriche na hora de montar sua página. Dependendo do número de acessos, você pode conseguir um bom dinheiro com a venda de anúncios. Muitos blogs de diferentes assuntos, como moda, culinária e maquiagem fazem o maior sucesso na internet e conseguem lucrar desta forma.

Para você