Dicas de Mulher Dicas de Beleza

6 tratamentos caseiros para a acne

Alguns cuidados simples e baratos podem ser fundamentais para amenizar o problema

em 28/05/2013

Foto: Thinkstock

Quem sofre com a acne, sabe o quanto esse problema pode afetar a autoestima e, consequentemente, diversos aspectos da vida social. Além do incômodo físico causado pelo problema, há prejuízos mais subjetivos, que chegam mesmo ao aspecto emocional das relações interpessoais. Porém, com o avanço das técnicas de tratamento médico, a maioria dos casos tem cura. Conheça, abaixo, alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a minimizar esse mal.

1. Máscara de mel e canela

Você vai precisar de uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de canela. Misture os ingredientes e espalhe sobre o rosto. Deixe agir por alguns minutos e, na sequência, retire a máscara com água morna. A receita é particularmente eficaz para quem sofre com a acne no período menstrual.

2. Lavagem com alho e suco de limão

Todo o cuidado é pouco quando se trata de usar limão sobre a pele. Se estiver exposta à luz – principalmente luz solar – você poderá sofrer verdadeiras queimaduras na pele, por isso procure utilizar essa receita com parcimônia e muita atenção. Basta cortar um dente de alho ao meio e passá-lo sobre a pele do rosto, deixando secar em seguida. Depois, espalhe sobre a pele uma ou duas colheres de chá de limão e aguarde durante 15 minutos. Por fim, lave o rosto muito bem com água e sabão neutro.

3. Máscara de iogurte para controlar a vermelhidão

A receita é simples e descomplicada: basta espalhar iogurte natural sem açúcar sobre a pele e deixar a máscara agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, é só lavar o rosto com água. O iogurte refresca a cútis e, de quebra, ajuda a controlar a vermelhidão causada pela acne.

4. Máscara noturna de pasta de dente

O correto é optar por uma pasta branca, de preferência que não seja em gel. Aplique apenas sobre as áreas afetadas e durma com a máscara, retirando-a apenas na manhã seguinte, com a ajuda de um pano embebido em água morna. Atenção: qualquer sinal de reação alérgica deve ser seriamente levado em conta. Portanto, se sentir qualquer desconforto, retire a máscara imediatamente.

5. Azeite de oliva e açúcar mascavo para hidratar e esfoliar

Você vai precisar de um quarto de xícara de chá de azeite e um pouco de açúcar mascavo. A consistência a ser obtida é quase a de uma pasta, que você possa esfregar no rosto sem que escorra. Basta aplicar sobre a pele e realizar movimentos circulares, de modo a esfoliá-la. Em seguida, retire a mistura com água morna. Cuidado apenas para não utilizar o tratamento todos os dias, uma vez que o azeite hidrata a pele profundamente, podendo torná-la ainda mais oleosa.

6. Óleo de coco para hidratar

O óleo de coco é famoso por ser utilizado como um produto para emagrecer, mas essa não é sua única aplicação. Ele é também um hidratante poderoso, que pode ser usado sobre o rosto para diminuir o aspecto ressecado da pele. Como vem, normalmente, em forma de pasta, pode ser aplicado diretamente na pele, massageando suavemente. Retire-o em seguida.

Comentários
Dicas relacionadas