6 tendências para casamentos marcantes e diferentes

Quanto mais personalizado o casamento, mais inesquecível para os noivos e também para os convidados

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

O casamento é uma das instituições mais tradicionais das civilizações. Ainda que cada cultura tenha o seu próprio ritual e preserve a maioria de suas tradições, as cerimônias e principalmente as festas estão cada vez mais inovadoras e diferenciadas, a ponto de fazer até quem achava casamento uma coisa brega ficar com vontade de se casar.

Para ter um casamento totalmente fora do comum vale inovar no vestido, na decoração, no convite, na dança dos noivos, no pedido e em tudo o que você quiser. Só depende do estilo, da ousadia, da criatividade e do orçamento do casal.

Se você pretende se casar, confira uma lista com as principais tendências para deixar o seu casamento inusitado e inesquecível.

Casamento temático

Para ter um casamento diferenciado, quanto maior for a personalização, mais sucesso você terá no seu objetivo. Uma tendência que tem ficado cada vez mais forte são os casamentos temáticos. Depois do tradicional casamento na praia com luau, as cerimônias estão cada vez mais diferenciadas.

Tem casamento country, casamento com tema de vídeo-game, circense, em clima de halloween, com temática cinematográfica, de histórias em quadrinhos e muito mais. Na maioria dos casos, os temas são escolhidos de acordo com coisas que os noivos mais gostam e se identificam ou com coisas que têm a ver com a história do casal ou com o momento em que se conheceram.

Casamento Verde

Atualmente, o tema sustentabilidade está cada vez mais presente nas nossas vidas e chegou até os casamentos. Alguns casais estão incorporando o assunto em suas festas de casamento escolhendo convites feitos de papel reciclado, decorando com flores orgânicas, criando um cardápio à base de produtos orgânicos e tem até noivo indo para a cerimônia de bicicleta para demonstrar a preocupação com um mundo melhor. Tudo, é claro, aliando a consciência ecológica com o glamour que a ocasião exige.

Vídeos love story

As retrospectivas com fotos do casal, definitivamente perderam lugar para os vídeos love story. Neles, o casal representa em detalhes o dia em que se conheceram e os momentos mais importantes da trajetória e apresenta para os convidados da festa em um momento pré-definido que costuma ser o ápice da comemoração. Além de divertir e emocionar tanto o casal quanto os convidados, os vídeos love story são uma linda recordação para o casal.

Demoiselles

Uma tradição dos casamentos americanos chegou com tudo em terras tupiniquins, são as demoiselles, as damas de honra adultas que auxiliam a noiva nos preparativos e principalmente no dia do casamento. A escolha fica a critério da noiva que pode escolher apenas uma, geralmente sua melhor amiga, ou várias demoiselles que podem ou não susbtituir os pequenos pajens e damas de honra. O charme das demoiselles fica por conta do figurino, já que elas se vestem com vestidos de tons parecidos e causam frisson entre os convidados na hora da entrada na igreja, dando um efeito incrível às fotos do álbum.

Árvore de recados

Antigamente os votos dos convidados para felicidade do casal eram deixados em livros de assinaturas. Hoje em dia, a tendência são as árvores de recados. Com vários tamanhos e modelos diferentes, elas ficam localizadas em locais estratégicos para que os convidados escrevam seus votos ao chegarem ao local da festa e pendurem na árvore, uma ideia inovadora e que promete fazer muito sucesso.

Chuva de arroz diferente

A tradicional chuva de arroz, que diga-se de passagem, era um pouco incômoda por enroscar no cabelo, entrar em lugares incômodos do vestido e até doer, também foi renovada. As novas opções deixam o momento ainda mais bonito, sem descaracterizar o objetivo. Além de pétalas de flores coloridas, também estão usando confetes, bolhas de sabão e plumas, que garantem um efeito muito bonito para as fotos.

Dança dos noivos

A tradicional valsa dos noivos também passou por, digamos, pequenas modificações que alteraram o ritmo, a intensidade e até o figurino da dança. Dependendo da desenvoltura do casal, dá para criar coreografias inusitadas para surpreender os convidados e abrir a pista de danças para uma noite de muita descontração. Para fazer bonito, a dica é contar com a ajuda de um coreógrafo e se dispor a reservar algumas horas de ensaio.

Alugar uma cabine para que os convidados tirem fotos divertidas, com apetrechos variados, também tem ganhado seu espaço no universo dos casamentos. Se tiver vontade de apostar na tendência mas não quiser apertar o orçamento, uma alternativa é criar um espaço para que os convidados tirem fotos como quiserem, mesmo sem a cabine. O que vale é deixar o pessoal à vontade para registrar o momento.

Todo casamento é um conto de fadas, onde querer quase sempre é poder. E como a criatividade dos apaixonados não tem limite, a cada dia surgem novas ideias que se transformam em tendências e caem no gosto das pessoas. Só tem uma coisa que não muda nunca nos casamentos: o desejo que os casais sejam felizes para sempre.

Assuntos: Casamento, Planejamento

Dicas pela Web