Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

6 sinais de que você está em um relacionamento abusivo

Ter um olhar crítico sobre o próprio relacionamento é essencial para identificar os problemas

em 19/03/2014

Foto: Thinkstock

Muitas mulheres se encontram em relacionamentos abusivos por anos e anos sem ao mesmo perceberem o quanto estão sendo prejudicadas emocionalmente por isso.

Com o tempo, o comportamento abusivo destrói a autoestima da mulher, que pouco a pouco vai se conformando com a situação, pois já está dependente da companhia dele.

Sair de um relacionamento assim é tão difícil quanto estar nele. Por isso é preciso muita força de vontade e também é necessário contar com a ajuda de especialistas, amigos e familiares.

A seguir estão listadas as principais características de relacionamentos abusivos. Se você acredita que algum desses itens faz parte da sua vida, procure reavaliar e repensar a necessidade de continuar se relacionando com este homem.

1 – Ele te isola

Uma das atitudes comuns de homens abusivos é querer que a parceira se isole do resto do mundo. Ele não quer que ela tenha amigos e amigas e prefere que ela fique sempre em casa esperando por ele.

2 – Ele te controla

Outro costume comum de homens que tendem a se relacionar de forma abusiva é querer controlar tudo que a parceira faz. Nesses casos a mulher nunca pode decidir por si o que fazer, ela sempre acaba cedendo às vontades e decisões do parceiro.

3 – Ele é violento

Se ele costuma ser verbalmente agressivo, ou ainda pior, fisicamente agressivo, isso é uma evidência de que esse relacionamento é abusivo. Rebaixar a mulher usando palavras de baixo calão ou a humilhando verbalmente são exemplos de violência que não devem ser parte de um relacionamento.

4 – Ele é exageradamente ciumento

Outro traço comum em homens abusivos é o ciúme doentio. Ele não quer que a parceira converse com ninguém, escolhe as roupas que ela pode usar e também decide o que ela pode ou não fazer e onde ela pode ou não pode ir. Além disso, criam brigas por motivos inexistentes, encontram razão para ter ataque de ciúmes onde não há nenhuma possibilidade de atitudes que levariam à uma traição ou desrespeito.

5 – Ele te trata como inferior

Além do que já foi mencionado, esse tipo de homem costuma tratar sua parceira como inferior, não como um ser semelhante. Agressões verbais como chama-la de “burra” e afirmar que ela não sabe nada são alguns exemplos de como eles exteriorizam esse sentimento de superioridade em relação à suas parceiras.

6 – Tem um histórico de desrespeito com mulheres

Se ele costumava tratar mal a mãe ou as irmãs, ele provavelmente vai te tratar da mesma maneira. Pode ser que no início da relação ele não dê sinais desse comportamento, mas como o tempo isso pode acabar aparecendo.

Lembre-se de sempre se valorizar. Ficar em um relacionamento abusivo é muito destrutivo. Ame-se e se coloque em primeiro lugar quando for tomar a decisão de continuar ou não se relacionando com este homem.

Comentários
Dicas relacionadas