6 sinais de alerta do diabetes

O corpo emite sinais que indicam o diabetes, é preciso ficar de olho para identificar a doença o quanto antes e evitar complicações

Escrito por Deborah Busko

Os sintomas do diabetes tipo 1 e do diabetes do tipo 2 são muito semelhantes, com a diferença que no tipo 1, o aparecimento dos primeiros sinais é mais rápido, ocorre em dias ou semanas e eles podem ser muito mais severos.

Já no diabetes tipo 2, é comum que os pacientes não percebam nenhum sintoma e quando eles se manifestam, têm um desenvolvimento gradual que pode levar meses ou anos. Por isso, é comum que ao procurar o médico pela primeira vez, o paciente de diabetes 2 já apresente complicações da doença

Ficar atenta aos sinais de alerta que o corpo dá pode ajudar a identificar o diabetes o mais breve possível. Se você tiver um histórico familiar da doença ou apresentar qualquer um dos sinais listados abaixo, é hora de procurar um médico e fazer um teste de diabetes e iniciar o tratamento adequado para garantir qualidade de vida.

1 – Você está acima do peso

Os quilos a mais aumentam o risco de desenvolver diabetes do tipo 2. Portanto, se você está acima do peso, procure um médico para fazer um exame de sangue e verificar como andam os níveis de glicose (açúcar). A boa notícia é que eliminar de 5% a 7% do peso corporal já ajuda a reduzir o risco do aparecimento da doença.

2 – Idas constantes ao banheiro

Vontade de urinar com frequência pode ser um sinal de alerta do diabetes. O organismo com diabetes do tipo 1 ou 2 não consegue produzir insulina (hormônio que carrega a glicose para as células e fornece energia), fazendo com que a glicose se acumule na corrente sanguínea e seja eliminada pela urina. Fique atenta aos sinais: urinar muito também aumenta a sede e faz com que você beba mais água do que o habitual.

3 – Perda de peso sem motivo aparente

Este é um dos sinais característicos do diabetes tipo 1, mas também pode ocorrer com o topo 2. Quando o corpo não é capaz de produzir insulina, o açúcar (glicose) dos alimentos não pode ser usado pelas células do organismo para produzir e armazenar energia, daí a perda de peso.

4 – Visão turva

Açúcar em níveis elevados no sangue deixa a visão turva e dificultam a concentração. Portanto, se você está enxergando tudo borrado, pode significar que você tem diabetes tipo 1 ou tipo 2.

5 – Infecções urinárias frequentes

O acúmulo de glicose no organismo causado pelo diabetes facilita o crescimento e multiplicação de fungos causadores de infecções, principalmente na região íntima.

6 – Manchas escuras no corpo

Um dos sinais do diabetes tipo 2 é o aparecimento de manchas escuras com aspecto aveludado na pele, especialmente em regiões de dobras como pescoço, axilas e virilha.

Dicas pela Web