6 passos para conquistar cabelos saudáveis

Não basta cuidar da cor e aparar de vez em quando, os cabelos exigem cuidados com os detalhes

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Quando se fala em “saúde”, imediatamente surgem imagens de médicos, exames, pessoas praticando atividade física, pratos e pratos de salada, níveis de colesterol, glicemia, glóbulos brancos e tudo mais. No entanto, a verdade é que o corpo humano é tão complexo que cuidar da saúde como um todo não é o mais adequado. Cada parte do corpo merece atenção especial e exclusiva, se desejarmos manter o conjunto verdadeiramente saudável.

Com os cabelos não é diferente. Não basta cuidar da cor e aparar de vez em quando, é preciso cuidar constantemente dos detalhes para que os fios estejam sempre saudáveis. As dicas abaixo podem te ajudar, se seu objetivo é esse.

1 – Elimine as pontas duplas

Se você está deixando o cabelo crescer, essa dica é ainda mais importante. Elimine as pontas duplas com frequência, para garantir que ele cresça com mais velocidade e com uma aparência mais saudável. O que acontece é que as pontas duplas atrapalham o crescimento e deixam os cabelos com um aspecto muito ruim, como se não estivesse bem cuidados.

2 – Proteja as madeixas

Acredite ou não, o simples fato de que você está viva já judia dos fios – sem exagero. A poluição, os raios solares, o secador, a chapinha e até mesmo a lavagem acabam prejudicando a saúde dos cabelos. A regra, então, é protegê-los dessas agressões diárias. Como não é possível controlar tudo, invista no que pode ser mudado por você: um produto de proteção contra o calor do secador e da chapinha é capaz de operar maravilhas e te ajuda a minimizar os efeitos negativos dessas ferramentas.

3 – Invista em um leave in

O “leave in” é um tipo de condicionador para ser usado após o banho. Ele pode ser aplicado nos fios secos ou molhados, de acordo com instruções do produto – e não é retirado com água. Esse tipo de creme repõe vitaminas perdidas e deixa o aspecto dos cabelos muito mais saudável.

4 – Faça um “rodízio” de produtos

Alguns antibióticos não podem ser usados por muito tempo, porque as bactérias se habituam a eles e deixam de sofrer seus efeitos. O que isso tem a ver com cabelos? A resposta é “tudo”. Seus cabelos também se tornam imunes àqueles produtos que você usa todos os dias. Por isso, por melhor que sejam os produtos que você usa, faça um revezamento com outros, trocando o xampu e o condicionador uma ou duas vezes por semana.

5 – Lave com água fria

A verdade é que poucas pessoas apreciam um banho frio mas, pelo menos para os cabelos, é necessário manter a água tão fria quanto for suportável. A água quente “resseca” os fios e, em alguns casos, pode estimular a produção da caspa, por exemplo.

6 – Hidrate, hidrate e hidrate

Não importa o quanto você hidrata o seu cabelo, hidrate sempre mais. Não custa dar aquela mãozinha para que os fios permaneçam com uma boa aparência – e a hidratação é a chave para alcançar esse tipo de resultado. Hidrate no salão, sim, mas também em casa, usando produtos variados algumas vezes por semana.

Assuntos: Cabelos

Para você