6 maneiras espertas de usar alfinetes com fecho

Com um pouquinho de criatividade, esses objetos podem facilitar muitas tarefas do dia a dia

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Antigamente eles eram usados para prender as fraldas de pano dos bebês e mantê-las firme no lugar certo. Com o passar dos anos, no entanto, os alfinetes com fecho parecem ter sido esquecidos no fundo das gavetas de costura, não sendo de grande utilidade no dia a dia das pessoas. Para resgatá-los do limbo, confira essas sugestões de como usá-los para facilitar algumas tarefas cotidianas.

1 – Meias sem par, nunca mais

Poucas coisas são tão irritantes quanto abrir a gaveta de meias e não encontrar sequer um par entre elas. Algo acontece entre o momento em que as meias são colocadas na gaveta e o momento em que você precisa usá-las. Talvez elas fujam para uma realidade paralela, talvez se disfarcem, a ciência ainda não conseguiu explicar. O fato é que prendê-las com um alfinete desses com fecho é uma solução prática para evitar esse aborrecimento.

2 – Mantenha as cortinas completamente fechadas

Não importa quanto você tenha investido nela, sua cortina sempre deixará um pequeno feixe de luz entrar pelo vão formado entre os dois lados. Você pode usar a força, o “jeitinho”, nada fará com que ela permaneça completamente fechada. Nada, a não ser um alfinete com fecho. Simples, barato, e extremamente eficaz.

3 – Capas de sofá foram feitas para permanecerem no sofá

Muitas pessoas já passaram por essa decepção: após se apaixonarem por uma determinada capa ou manta para o sofá, perceberam que elas simplesmente insistem em sair do lugar, mesmo que o móvel quase não seja usado. Para mantê-las firmes e cumprindo sua função de decoração, use os alfinetes, prendendo o tecido da capa ou manta ao tecido do próprio sofá.

4 – Prendedores de roupa

Para acabar com as marcas deixadas no tecido pelos prendedores de roupa convencionais, que tal usar alfinetes para pendurá-las no varal? Principalmente com tecidos mais finos, a troca pode ser uma maneira eficaz de evitar que eles se estraguem ao longo do tempo. O alfinete funciona tão bem quanto um prendedor de roupas, com a vantagem de preservar a peça.

5 – Improvisando um chaveiro

Você pode encarar o alfinete com fecho como uma medida paliativa, até que você adquira um chaveiro de verdade. No entanto, há tantas opções de alfinetes lindos em lojas de produtos para costura que é possível que você simplesmente desista de substituí-lo depois. Usar o alfinete como chaveiro é uma ótima solução para evitar perder chaves que você usa no dia a dia ou mesmo aquelas que são usadas mais raramente, como de janelas que você não costuma abrir com frequência, por exemplo.

6 – Proteção contra roubos de bolsas e mochilas

Prender os zíperes de suas bolsas e mochilas ao tecido das mesmas com a ajuda de um alfinete dificulta a ação de batedores de carteira, por exemplo. Ao andar de ônibus ou de metrô, muitas vezes você não percebe que há alguém mexendo nos seus pertences. Se o zíper estiver preso ao tecido, os criminosos terão mais dificuldade para abri-los sem que você note. Essa medida simples pode salvar sua carteira, seu celular, e diversos outros objetos de valor que você costuma carregar consigo.

Assuntos: Organização

Para você