6 maneiras de aproveitar o tempo livre com os filhos sem sair de casa

Veja ideias de como passar o tempo livre com as crianças com atividades que vão render muitas risadas

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Aproveitar o tempo livre com os filhos de maneira divertida e agradável faz parte da lista de prioridades da maioria das mães, além de ser uma ótima opção para as férias e os feriados.

Tudo o que se quer é desfrutar da companhia dos pequenos, mas como aproveitar o tempo com os filhos pequenos sem sair de casa? E como evitar que isso se torne entediante? Confira 6 maneiras de passar o tempo com a família com atividades que podem surpreender.

1 – Organize um acampamento em casa

Uma das atividades mais divertidas para as crianças é acampar. Tudo bem que dessa vez a preferência é para as atividades realizadas em casa, então, a solução é construir barracas na sala ou no quarto utilizando cobertores e lençóis. Para animar ainda mais a brincadeira, acenda algumas velas (longe dos cobertores!) e conte histórias para os pequenos.

2 – Conte histórias

Mesmo que o projeto do acampamento não tenha dado certo, contar histórias pode ser uma opção muito divertida. Pode ser a história favorita dos seus filhos, a qual você já deve ter lido e relido milhares de vezes. Mas, o improviso também pode funcionar. Selecione fotos antigas da família e conte as histórias de quando você era criança ou ainda as aventuras dos seus pais e avós. Opte também por revistas velhas e utilize as fotos das reportagens para criar, junto com seus filhos, histórias de mistério e aventura.

3 – Dance

Outra sugestão, que certamente resultará em muitas risadas, é colocar uma música muito animada para tocar e dançar até cansar na companhia dos pequenos. Envolva toda a família, invente coreografias, ensine as crianças a dançar ou ainda promova concursos de dança. Além de gastar energias, a dança pode ser um santo remédio para a alma e um elo capaz de estreitar, ainda mais, os laços de família.

4 – Cozinhe com as crianças

Cozinhar com as crianças pode ser muito divertido e engraçado. Entretanto, essa atividade só funciona com crianças acima dos cinco anos de idade. O interessante aqui é cozinhar pratos atrativos para os pequenos, como bolos e biscoitos, e deixar que eles participem de todo o processo. Em vez de colocar a mão na massa, explique, passo a passo, tudo o que deve ser feito e permita que as crianças coloquem em prática a receita, sempre as auxiliando e certificando-se de que utensílios de vidro e objetos cortantes estejam distantes.

5 – Baú de fantasias

Outra sugestão que rende muita diversão e que funciona, principalmente, com crianças entre quatro e dez anos de idade, é criar um baú de fantasias. Separe roupas de todos os tipos, chapéus, gravatas, óculos, brincos, colares, sapatos e outros acessórios.

Coloque todas as peças dentro de uma caixa ou cesto e deixe que os pequenos soltem a imaginação. Promova desfiles de moda e encoraje as crianças a criarem personagens. Se possível, filme tudo. Assistir aos vídeos alguns anos depois também pode render muitas risadas.

6 – Brincadeiras antigas

E por que não resgatar as brincadeiras das quais você participava quando criança e ensiná-las aos seus filhos? Brincar de mímica, morto-vivo, passa-anel, gato-mia, fazer bolhas de sabão, estátua, pular cordas, dança das cadeiras, corre-cutia, pega-varetas, batata quente, pular elástico, o mestre mandou e caça ao tesouro podem ser atividades muito divertidas!

Dicas pela Web