Dicas de Mulher Dicas de Saúde

6 alergias alimentares mais comuns

Saiba quais são os alimentos campeões em causar reações alérgicas

em 20/02/2013

Nosso corpo é dotado de um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que agem combatendo bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacar o organismo a qualquer momento, é o chamado sistema imunológico. Mas acontece que, em algumas pessoas, esse “protetor” assume papel de vilão ao encarar alguns alimentos como ameaças.

Para o sistema imunológico, todo invasor precisa ser combatido e quando são notados, os mecanismos de defesa do corpo são ativados e ele passa a produzir anticorpos. É assim que surgem as alergias alimentares.

São vários os alimentos causadores de alergia e as reações após seu consumo podem variar de simples alterações na pele até falta de ar. Conheça agora as 6 alergias alimentares mais comuns e seus sintomas.

1 – Leite

A alergia ao leite pode ser causada pelo consumo do leite de vaca, cabra ou búfala. Ocorre principalmente em crianças, mas também pode persistir na fase adulta.

Depois de consumir o leite, a resposta imunológica à proteína reage como se fosse um agente estranho no organismo, causando reações alérgicas como a diarréia, problemas respiratórios, urticária (vermelhidão e coceira intensa no rosto) e febre alta.

Adultos e crianças que apresentam esses sintomas ao consumir leite devem procurar um especialista para examinar o caso e conferir se a alergia está relacionada somente a um tipo de leite ou a outros também. Em casos extremos em que o corpo possui reação a todos os tipos de leites, é necessário excluir totalmente a proteína da dieta e substituir por leite de soja.

2 – Ovo

A causadora dessa alergia é a albumina, substância encontrada na proteína da clara do ovo. A alergia ao ovo é comum em crianças até os cinco anos de idade, mas também ocorrem casos entre adultos. Poucos tempo após a ingestão do ovo, surgem sintomas como náuseas, problemas respiratórios, alterações na pele, dor de cabeça, dor de estômago e urticária (vermelhidão e coceira intensa no rosto). Pessoas que apresentam esse quadro devem evitar o consumo do alimento e substituir por proteínas como a carne, peixe ou cereais.

3 – Amendoim

A alergia ao amendoim é bastante comum. Ao consumir o alimento tanto da forma natural como em produtos derivados, o amendoim pode causar reações que vão de graves a fatais.

Na maioria das vezes, a reação alérgica surge em forma de alterações na pele, inchaço. Em casos mais severos, há risco de choque anafilático, uma reação alérgica aguda que leva o indivíduo a ter falta de ar e pode matar.

4 – Soja

Apesar de ser um substituto do leite de vaca para quem tem alergia, a soja também pode ser um alimento causadora de reações desagradáveis. A alergia à soja se manifesta em sintomas como pontadas na cabeça, coceira ou alterações na pele, inchaço na região dos lábios, olhos ou outras partes do corpo, nariz escorrendo, dor abdominal, vômitos, diarréias e, em casos mais extremos, tonturas, falta de ar, trancamento das vias respiratórias e queda de pressão.

5 – Frutos do mar

O consumo de crustáceos como camarão, lagosta siri, caranguejo, ostras, moluscos, mexilhões e os peixes de diversos tipos pode causar sérios problemas para algumas pessoas.

A alergia a frutos do mar se manifesta após um período de até duas horas após o consumo, mas também pode dar sinais em questão de minutos. As reações mais comuns são coceiras pelo corpo, inchaço nos lábios, boca, faringe. Em casos extremos, há risco de trancamento das vias respiratórias.

6 – Trigo

Acredite se quiser, mas também existem pessoas que possuem alergia à proteína do trigo. As reações surgem ao consumir quaisquer tipos de pães, biscoitos, massas, produtos ou refeições que contenham o trigo em sua composição. Geralmente, quem é alérgico ao trigo, apresenta chances de desenvolver também alergia à cevada e centeio.

A alergia ao trigo causa sintomas como dor de estômago, inchaço, rinite alérgica e asma. Fazer substituições do trigo nas receitas por polvilho doce, fécula de batata, farinha de milho, farinha e arroz amido de milho é a melhor forma de evitar problemas. Esses ingredientes misturados com claras de ovo em neve dão o mesmo efeito do trigo nas refeições, mas sem causar crises alérgicas.

Comentários
Dicas relacionadas