5 recursos para relaxar e aliviar o estresse

Inclua essas atividades na sua vida e aproveite os benefícios de uma rotina mais tranquila

Escrito por Andressa Dias

Foto: Thinkstock

Leva uma vida muito estressante e quer saber como torná-la mais leve? Comece a ter um estilo de vida mais tranquilo adotando essas atividades a seguir. Veja como cada uma pode contribuir com o seu bem-estar.

1 – Escute músicas que você gosta

Faça uma playlist no seu computador ou no celular incluindo músicas que te fazem se sentir bem e te proporcionem alto astral. Escutar música ajuda a ter pensamentos positivos, diminuir a pressão sanguínea e os hormônios do estresse, segundo estudos da Universidade de Gotemburgo na Suécia.

2 – Observe a natureza

Sabe-se que respirar ar puro em um ambiente natural como um parque, bosque ou até mesmo no jardim de sua casa ajuda a relaxar. Porém, um estudo da Chonnam National University da Coréia do Sul constatou que até mesmo olhar para fotos e pinturas de paisagens naturais pode ajudar nesse processo de relaxamento.

Detectou-se que apreciar essas vistas ativa áreas do cérebro associadas à alegria e lembranças de momentos bons. Então, mesmo que não existam muitas áreas naturais perto de sua casa, isso não pode ser uma desculpa para deixar de apreciar essas paisagens, mesmo que seja através de fotografias.

3 – Inclua o chá na sua rotina alimentar

Um estudo da University College London descobriu que pessoas que tomam chá preto com frequência tendem a ter os níveis de cortisol mais baixos e também são mais suscetíveis à recuperação emocional após situações de estresse intenso. Acredita-se que os nutrientes presentes no chá ativam neurotransmissores responsáveis pela sensação de relaxamento.

4 – Passe mais tempo desconectada

Ficar off-line pode também ter sua parcela de influência no bem-estar. O fluxo de mensagens e notificações que recebemos quanto estamos online nos mantém em um estado de alerta que dificulta o processo de relaxamento.

Um estudo da Universidade de Irvine na Califórnia apontou que esse estado de alerta contribui para o aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. Selecione horários específicos do dia para checar seus e-mails e tente ficar off-line um pouco para conseguir relaxar e ter mais qualidade de vida.

5 – Dê mais abraços em quem você gosta

Dar abraços e ter contato físico com pessoas com quem temos laços afetivos ajuda a diminuir a ansiedade, segundo uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte. Apertos de mão e carícias também ajudam a diminuir a pressão sanguínea porque desencadeia a liberação de oxitocina – hormônio responsável pelo relaxamento.

Torne essas atividades parte da sua vida e se beneficie do bem que elas podem oferecer à você. Sua saúde agradece.

Assuntos: Bem-Estar, Estresse

Para você