5 problemas que podem minar qualquer relacionamento

Fuja desses erros e evite comportamentos que podem destruir sua relação

Escrito por Andressa Dias

Existem algumas coisas que fazem com que um relacionamento não dê certo mesmo depois de bom tempo juntos. Listamos os problemas mais comuns que podem destruir uma relação e acabar com o sonho de viver uma vida a dois com o parceiro escolhido. Confira quais são as cinco situações e veja dicas para se livrar delas.

1 – Infidelidade

Trair ou até mesmo ter um histórico de traições pode afetar seriamente o andamento do seu relacionamento. E a traição, em relacionamentos, não se trata apenas de relações sexuais com outra pessoa, ela está também em relacionamentos via internet, como bate papos quentes com outra pessoa.

Quando a traição é descoberta, ainda é possível que haja perdão, porém é muito difícil – tanto para a mulher quanto para um homem – esquecer o ocorrido. Talvez até instintivamente, durante uma briga, é possível que a história acabe sendo jogada na cara e a poeira levantada novamente. Portanto, se não deseja passar por isso, fuja das tentações.

2 – Abuso e desrespeito

Ninguém gosta de namorar alguém que a abusa no sentido pessoal, afetivo ou até físico, mexendo nas coisas do parceiro ou ainda com agressões físicas. Abuso nunca é bem vindo em relacionamentos e o desrespeito também não.

Sendo assim, evite situações como ficar bisbilhotando no celular do seu companheiro ou ainda ficar gritando com ele durante discussões. É certo que essas atitudes abusivas e desrespeitosas também não são esperadas dele e se ele tomar atitudes assim você deve fazer algo a respeito.

3 – Falta de sinceridade e honestidade

Outro ponto que pode causar a destruição de um relacionamento é a desonestidade e a falta de sinceridade. Ninguém gosta de ser enganado ou de ter um parceiro que mente e omite fatos da companheira e muito menos de alguém que seja desonesto, seja com a parceira ou com outras pessoas.

Por isso, tente sempre ser sincera nos seus relacionamentos e ficar de olho se o seu parceiro der sinais de que não é sincero com você ou, pior ainda, desonesto. A sinceridade pode ser praticada até em situações muito simples, como ao dizer qual foi o preço real que você pagou por determinada compra. Então, evite mentir e omitir e encoraje o seu parceiro a ser assim também.

4 – Falta de apoio mútuo

Um casal que não se dispõe a “estar ali” e se ajudar mutuamente quando necessário, tem grandes chances de falhar em seu relacionamento.

Quando duas pessoas se juntam e sabem que podem contar um com o outro mesmo nas situações mais difíceis, o laço que une as duas se torna ainda mais intenso e resistente.

Considerando isso, tente ser uma companheira presente e apoie seu parceiro quando ele mais precisar. Assim você também o incentiva a ter esse tipo de atitude em relação à você e isso tornará possível criar um relacionamento ainda melhor e mais forte.

5 – Comunicação ruim entre os dois

A falta de comunicação ou falhas na comunicação do casal pode afetar diretamente a saúde e a harmonia do relacionamento. Quando um começa a “achar” que o outro pensa isso ou aquilo e assumir isso como uma verdade, um problema real está instalado na relação.

É importante que os dois invistam na comunicação, tentando sempre dizer o que pensa e o que quer para o outro de forma gentil e educada, sem agressividade ou grosseria. Se um de vocês ou os dois tem problemas em se comunicar e não conseguem resolver isso sozinhos, talvez seja melhor procurar ajuda de um especialista.

Por fim, reflita sobre seu relacionamento e perceba se estes problemas estão presentes. Quanto antes forem identificados, maiores são as chances de resolvê-los e prosseguir neste relacionamento de uma maneira que possibilite a felicidade dos dois e uma convivência agradável.

Para você