5 motivos para fazer sexo hoje mesmo

O “exercício” melhora o humor, queima calorias e é capaz até de prevenir algumas doenças

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Inúmeras pesquisas científicas comprovam, todos os anos, os benefícios do sexo para a saúde humana. O “exercício” melhora o humor, queima calorias e é capaz até de prevenir algumas doenças. Se você, porém ainda não conhece as maravilhas que o sexo pode operar na sua vida, que tal conferir uma lista com cinco motivos para pensar melhor antes de dizer que está com dor de cabeça?

1 – Seu organismo agradece

De acordo com um estudo realizado pelo Dr. Paul Pearsall, diretor de medicina comportamental no Beaumont Hospital, em Detroit, diversos pacientes que sofriam ataques cardíacos tinham, anteriormente, passado por períodos de insatisfação sexual. Aparentemente, manter uma vida sexual ativa é uma boa maneira de proteger o organismo contra uma série de problemas de saúde.

2 – Adeus, calorias

Para quem quer perder peso, o sexo é uma ótima opção de exercício, porque queima muitas calorias e não exige grandes sacrifícios. Algumas pesquisas garantem que 30 minutos de sexo podem queimar cerca de 90 calorias – isso significa que, se você fizer sexo três vezes por semana, poderá perder até cinco quilos em um ano.

3 – Sabe aquela dor de cabeça?

Não é desculpa para deixar o sexo de lado, segundo os especialistas. Isso porque o sexo libera no organismo determinadas substâncias capazes de inibir a dor, como a ocitocina. De acordo com dados disponíveis no livro “Como tratar a artrite”, escrito pelo reumatologista Carter V. Multz, o sexo pode reduzir o inchaço, a dor e as inflamações frequentemente associados à artrite, cólicas menstruais e dores de cabeça.

4 – Nunca se está velho demais para ele

Antigamente, a idade era uma desculpa aceitável para que as pessoas deixassem de praticar o sexo. Hoje em dia, no entanto, já se sabe que ele pode ajudara repor uma série de hormônios que se perdem com o passar dos anos – inclusive a testosterona. Essa propriedade faz com que pessoas que fazem sexo de maneira regular pareçam mais felizes e saudáveis que as demais, sem importar sua idade.

De acordo com um estudo desenvolvido no Royal Edinburgh Hospital, na Escócia, pelo neuropsicólogo clínico David Weeks, os pacientes que relatam praticar o sexo uma média de três a quatro vezes por semana aparentavam uma idade física cerca de dez anos mais jovem do que sua idade real. Esse tipo de benefício colateral do sexo é mais um motivo para não deixar de praticá-lo, mesmo com o passar dos anos.

5 – Nada de depressão, sexo é sinônimo de diversão

“A sensação do orgasmo é muito eficaz para acalmar as pessoas”, diz Jennifer Gravez, chefe da assessoria de imprensa do Kinsey Institute for Research in Sex, Gender and Reproduction, em Bloomington, Indiana, nos Estados Unidos. A declaração é de um artigo recente publicado pelo Instituto. Jennifer explica que “ele [o sexo] ajuda com o sono, independentemente se estamos falando de sexo solitário ou com um parceiro”.

A sensação de felicidade se deve, mais uma vez, às substâncias liberadas no organismo no momento do orgasmo, como a serotonina. Essas substâncias promovem o bem-estar do indivíduo e, por isso, o sexo pode ser um importante aliado no combate a problemas como a depressão.

Dicas pela Web
Comentários