Por Jenifer Corrêa

Foto: Thinkstock
Publicidade
A vida de quem acabou de virar mãe não é fácil. Como se não bastasse ter que se adaptar à nova rotina e lidar com o misto de emoções dessa nova fase, as mães não deixam de ser mulheres. Isso significa que a preocupação com a autoestima e, principalmente, com os quilinhos a mais trazidos pela gravidez não dá trégua.
Nessa hora, o segredo é respirar fundo e ter paciência. Não adianta se cobrar e nem querer dar conta de tudo. As coisas não vão acontecer exatamente como o planejado, afinal, a vida é assim. Por isso, é fundamental encarar todas as surpresas que virão de forma leve e, de preferência, bem-humorada.
Para isso, que tal passar momentos gostosos com o seu bebê e ainda, por cima, aproveitá-los para queimar algumas calorias? A personal trainer Carina Rosin traz algumas dicas de atividades físicas que podem ser praticadas pelas mamães junto a seus pequenos. Confira:
1. Invente brincadeiras ao ar livre
Os banhos de sol podem ser aproveitados para a sua caminhada diária. Não deixe essa tarefa para a babá! Lembre-se que a atividade aeróbica é fundamental para ajudar na perda de peso.
Quando o bebê estiver mais crescidinho, não tenha medo de mergulhar de cabeça nas brincadeiras junto com ele. “Brinque de pega-pega, esconde-esconde e ensine outras brincadeiras que fizeram parte da sua infância. Meia-hora brincando com seu filho pode queimar mais calorias do que meia-hora caminhando na esteira”, afirma Carina.
2. Ande de bicicleta, patins e (por que não?) skate
Se não tiver esses itens em casa, visite parques que ofereçam a opção de alugar bicicletas. Enquanto seu filho ainda for pequeno, escolha modelos em que possa levá-lo junto ou até mesmo aqueles que têm vários lugares, possibilitando que toda a família pedale ao mesmo tempo. A diversão é certa!
Quando ele estiver um pouco maior, vale um passeio em dupla: você na bicicleta ou patins e ele no velotrol. Escolha um local seguro e se esbaldem! Além de perder calorias, o dia intenso fará o pequeno gastar todas as suas energias. É garantia de uma noite de sono tranquila (para ele e para você).
3. Vá à praia e se acabe na areia
É verdade que depois que a mulher vira mãe, acabou a paz para ficar tomando sol a tarde inteira. Mas em vez de ficar se lamentando, que tal usar isso em seu favor?
Pegue os baldinhos, faça castelos (acredite no potencial dos agachamentos repetitivos para encher o balde e das caminhadas de volta até a areia), brinque de bola e caminhe de mãos dadas com seu filho com a água na canela. Exercícios na areia fofa demandam maior esforço físico e, consequentemente, gastam mais calorias, segundo a personal.
Publicidade
4. Matricule-se na natação com seu bebê
Existem vários cursos de natação especiais para mamães com crianças pequenas. Desde que saem da barriga da mãe, os bebês já têm predisposição para nadar e se dão super bem na água. Além disso, a natação é um dos esportes mais completos que existem e pode ser uma grande aliada para que você perca rapidinho aquela barriguinha indesejada.
Além disso, por se tratar de uma atividade que também envolve o seu filho, você terá uma motivação a mais para frequentá-la e não terá desculpas para faltar às aulas, destaca Carina.
5. Desça para o playground
Deixe a preguiça de lado e desça com seu pequeno ou pequena para brincar no parquinho sempre que possível. Mas não vale ficar sentada só olhando: faça parte da brincadeira e aproveite para se mexer bastante enquanto divide bons momentos entre mãe e filho.
Essa dica é comprovada pela Shirley Hilgert, mãe do Léo, que tem quase dois anos, e do blog Macetes de Mãe. “Jogamos bola juntos no playground do prédio. É sempre uma diversão para nós dois e calorias a menos para mim”, relata.