5 maneiras de desentupir o nariz

O nariz entupido não se trata exatamente de uma emergência médica, mas é o tipo de sintoma que tira o sono de qualquer pessoa

Escrito por Gabriela Mateos

Foto: Thinkstock

Ficar com o nariz entupido não é o tipo de coisa que interrompe a sua rotina, exigindo uma ida às pressas ao hospital. Mas o desconforto por não poder respirar devidamente tem um grande potencial para atrapalhar noites inteiras de sono. E dias também. Apesar de não ter sérias consequências, o nariz entupido deixa a boca seca, causando aquele desconforto que compromete o bom rendimento em qualquer atividade.

Segundo o Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein, o nariz fica entupido por conta de um edema (inchaço por excesso de sangue) na mucosa nasal.

E as causas podem ser das mais variadas, explica o Dr. Albernaz. Como a mucosa nasal tem o objetivo de aquecer e umidificar o ar que respiramos, ela é altamente vascularizada e várias circunstâncias podem desregular o bom funcionamento desse sistema. Tais como infecções, alergias, mudanças bruscas de temperatura e uso de medicamentos para hipertensão.

Podem ocorrer também alguns problemas de ordem mecânica, tais como desvios de septo nasal e hipertrofia das conchas nasais. “Em crianças é muito comum a hipertrofia da amígdala faríngica, vulgarmente conhecida como adenoide”, completa. E para acabar com esse problema de uma vez por todas, o Dr. Albernaz tem algumas dicas de ouro, confira a seguir.

1. Umidifique seus ambientes

O ar quente e úmido pode ajudar a abrir as cavidades do nariz, fazendo com que o ar passe com mais facilidade. Um banho quente, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Bem como o uso de aparelhos umidificadores. Se você tiver um desses por perto, não se esqueça de fazer a limpeza regular, de acordo com as indicações do fabricante. Respirar um ar limpo é tão importante quanto respirar um ar úmido.

2. Lave o nariz

Lavar o nariz com água destilada pode aliviar o desconforto por alguns instantes. Apenas tome cuidado para não usar água da torneira, pois ela pode conter algumas bactérias que podem acabar desenvolvendo infecções ainda mais chatas que um nariz entupido.

3. Use vasoconstritores nasais

Existem vários tipos de vasoconstritores nasais nas farmácias. Eles aliviam o desconforto, desentupindo o nariz por algum tempo. Mas, é preciso cuidado na hora de usá-los, por conta do efeito rebote.

Segundo o Dr. Albernaz, quando o efeito passa, o nariz acaba entupindo ainda mais. “Estes medicamentos podem ser usados durante uma gripe, mas durante no máximo uma semana”, alerta. Se usados por mais tempo que isso, podem acabar causando o que é chamado “rinite medicamentosa”, e o nariz vai ficando cada vez pior.

Ainda de acordo com o especialista, o vício em um vasoconstritor nasal tem efeitos colaterais sérios, como aumento da pressão arterial e aumento da pulsação e insônia.

4. Identifique as causas

“A melhor forma de lidar com o problema é identificar e tratar as causas”, aconselha o otorrinolaringologista. O que puxa a próxima dica:

5. Procure um médico

Se você tentou usar um vasoconstritor nasal por uma semana e o medicamento ainda não teve o efeito esperado, talvez seja a hora de procurar um médico otorrinolaringologista. Ele saberá identificar a causa, ou as causas, do seu caso e indicará o tratamento mais adequado.

Se o nariz entupido for uma situação frequente, mais certamente ainda um médico deve ser consultado.

Para você