5 dicas para um bronzeado perfeito

Confira sugestões dos especialistas para garantir um bronzeado saudável e duradouro durante o verão

Escrito por Danielle Bianchi

Foto: Thinkstock

Quem nunca ficou vermelho como um pimentão depois de passar um dia todo na praia? Ou pior ainda, levou de recordação bolhas na pele daquele dia regado à diversão no sol? As queimaduras provocadas pelo sol não são nem um pouco agradáveis e podem, dependendo da gravidade, comprometer seu passeio logo no primeiro dia.

Todo mundo já esta cansado de ouvir falar dos malefícios causados pelos raios solares UVA e UVB, e sobre como a exposição prolongada a eles pode vir a causar o câncer de pele. Mas, quando aproveitado corretamente, o sol faz bem a nossa saúde e deixa nossa pele com um bronzeado maravilhoso.

Pensando nisso, selecionamos cinco dicas valiosas dos especialistas para ajudá-la a voltar das férias com a pele bronzeada, saudável, sem nenhum descascado, bolhas ou vermelhidão.

1 – Alimentação colorida

O primeiro passo para quem deseja um bronzeado duradouro e saudável é prestar atenção na alimentação. Alimentos que possuem betacaroteno e vitaminas A e C, estimulam a produção de melanina, um corante da pele, e colaboram na obtenção e na manutenção da cor. Estão entre os alimentos aliados da pele bronzeada: cenoura, laranja, mamão, acerola, manga, abóbora, espinafre, couve, brócolis, escarola entre outros.

Uma boa dica para consumir esses alimentos durante o verão é através dos sucos naturais. Bata no liquidificador uma combinação de frutas ricas em vitamina A e betacaroteno todos os dias antes do café da manhã. Você também pode levar de lanche para a praia frutas e legumes picados em tiras. Além das vantagens de conquistar uma pele dourada, esses lanchinhos são saudáveis e ajudam você a manter a forma até nas férias.

2 – Proteção é essencial

De nada adianta querer se livrar da cor branca de escritório logo no primeiro dia de praia. Para conquistar um corpo bronzeado e sem queimaduras, o ideal é começar tomando sol aos poucos. Evite exposição direta ao sol entre as dez horas da manhã e as quatro horas da tarde e lembre-se de começar aplicando um FPS mais alto do que o de costume.

Outra dica importante é igualar o tempo de exposição ao sol na parte da frente, nas laterais e na parte de trás do corpo, para evitar que a pele fique manchada ou com a coloração desigual. É ideal trocar de posição a cada 15 minutos. Para quem não gosta de ficar esticada no sol e mesmo assim deseja uma pele dourada e uniforme, a dica é apostar nos esportes que movimentam o corpo todo como o frescobol, por exemplo.

Outra dica importante para evitar que a pele fique manchada é esfoliar levemente as partes mais grossas da pele, como cotovelos e joelhos, para remover as células mortas e evitar que essas regiões fiquem mais escuras.

Passados pelo menos os dois primeiros dias, a sua pele já está estimulando a produção de melanina. A partir daí, as mulheres mais branquinhas podem diminuir o FPS para 30 e as morenas para 15. Porém, continue com o FPS mais alto para o rosto durante toda a sua estadia na praia.

3 – Nutricosméticos

Se você já tem como aliado os alimentos ricos em betacaroteno e vitaminas A e C e pretende potencializar ainda mais o resultado do seu bronzeado, a dica é aproveitar os benefícios oferecidos pelos nutricosméticos. Conhecidos por nutrir a pele de dentro para a fora, os nutrientes em cápsulas são compostos por uma concentração maior de vitaminas, minerais, ervas e aminoácidos. Além disso, os nutricosméticos ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

4 – Hidratação

Outro fator indispensável para garantir uma pele saudável e bronzeada por mais tempo, é manter diariamente a hidratação do corpo. A primeira dica é aumentar a ingestão de liquido, pois nessa época do ano temos a tendência de transpirar mais.

Além disso, uma dica importante e que poucas pessoas conhecem, é a hidratação da pele com soro fisiológico. Isso mesmo, o soro contém propriedades hidratantes que ajudam a fixar a cor por mais tempo. Tem o efeito parecido com o da água termal, e é um produto bem mais acessível. Por ultimo, lembrem-se do uso de hidratantes e óleos de banho durante todos os dias, assim você mantém a pele hidratada e evita possíveis vermelhidões e descascamentos.

5 – Autobronzeadores

Mesmo seguindo todos esses passos, você ainda pode potencializar a sua cor com os autobronzeadores. Esses produtos são loções com dihidroxiacetona, substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação provoca a pigmentação da camada mais externa da pele, dando uma cor semelhante à do bronzeamento. Não provocando assim, nenhum risco para a saúde da pele. O único cuidado que deve ser tomado é em relação a aplicação, que se não for feita de forma homogênea pode manchar a pele.

É importante ressaltar que a pele bronzeada não aparece da noite para o dia, por isso tenha paciência. Seguindo todas essas dicas corretamente você garante um bronzeado mais bonito e duradouro e de quebra, não compromete a saúde da sua pele.

Assuntos: Bronzeamento, Pele, Verão

Dicas pela Web
Comentários