Dicas de Mulher Dicas de Casa

5 dicas para organizar livros

Guarde seus livros de maneira funcional e divertida com estas sugestões

em 15/09/2014

Foto: Thinkstock

Alguns anos de estudo se passaram e todo o material, incluindo os livros comprados ao longo do tempo, foi sendo acumulado em casa. O problema é que o acúmulo não se restringiu a uma parte da casa apenas: a estante do escritório está cheia e há caixas cheias de livros espalhadas pelo quarto.

Além do material destinado aos estudos e dos livros técnicos, há ainda os de culinária, turismo ou os best-sellers comprados no impulso do momento e que você não sabe o que fazer com eles. E não é só a quantidade que incomoda. A falta de organização também atrapalha quando bate aquela dúvida e não se consegue encontrar o livro correto por não saber onde ele está.

É exatamente nesse momento que você percebe que aprender a guardar os livros de maneira eficiente pode fazer a diferença. Por isso, confira 5 dicas para mantê-los em ordem.

1 – Limpeza já!

O primeiro passo é selecionar o material que você tem em mãos. Analise todos os livros com cuidado e seja criteriosa, guarde apenas o que julgar ser realmente necessário e encaminhe o resto para doação ou venda.

2 – Biblioteca digital

Outra dica para poupar espaço na biblioteca instalada em casa é digitalizar algumas obras. Se você se sente confortável em utilizar o computador ou outros aparelhos digitais destinados à leitura, considere a possibilidade de digitalizar alguns livros. Nesses casos, vale a pena lembrar que uma biblioteca digital também precisa de organização para facilitar as buscas. Por isso, crie arquivos com os nomes completos das obras e não se esqueça de digitalizar todas as partes, inclusive capas e contra-capas.

3 – Organize por categorias ou temas

Mesmo depois de digitalizar alguns volumes, a quantidade de livros ainda pode ser grande. Se esse é o caso, organizar por categorias (ficção, não-ficção, livros didáticos, infantis) ou então por temas (culinária, turismo, religião) pode facilitar. Além disso, dispor os livros em ordem alfabética, de título ou autor, também pode ajudar.

4 – Separe os livros por cor

Há ainda maneiras divertidas para organizar os livros. Separar os livros de acordo com as cores das capas pode ser uma boa opção, além de deixar o visual da sua estante mais divertido e descontraído. Para isso, faça pilhas para cada cor e depois coloque todos os volumes nas prateleiras, mas esqueça a ordem alfabética ou a organização por categorias ou temas.

5 – Use livros na decoração da casa

Se depois de tudo isso a falta de espaço ainda é um problema, relaxe. Opte por utilizar os livros na decoração da casa: empilhados em cima da mesa de centro, dentro de uma mala vintage ou ainda como suporte de tampos de vidro ou outros objetos.

Seja qual for sua opção, a dica mais importante é a de manter os livros sempre limpos e livres da poeira. Para isso, limpe-os com frequência utilizando um pano seco. Além disso, certifique-se de que foram colocados em lugares arejados para que os livros não fiquem úmidos e danificados.

Comentários
Dicas relacionadas