5 coisas que você precisa saber sobre o casamento

Há algumas verdades sobre o casamento sobre as quais ninguém fala

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Pode ser que você seja uma mulher moderna, independente, que não pretende amarrar a própria vida aos compromissos de uma família tão cedo, ao menos não antes de conquistar seus objetivos profissionais. Mas, se você pertence ao grupo de mulheres que ainda acreditam na força do “até que a morte nos separe”, precisa saber algumas verdades antes de subir ao altar.

1 – Depois do encanto da cerimônia, existe a rotina

Quando se está preparando uma festa de casamento, pode parecer que sua vida será sempre essa correria maluca para escolher fornecedores, vestidos e salões de beleza. Certo, talvez não tanto e pode ser óbvio, mas a infinidade de coisas que precisam ser resolvidas antes de um casamento acaba quando ele se realiza. Por isso, depois da magia do grande dia e da lua de mel, você e seu amado viverão dias de pura rotina. Irão trabalhar, voltarão do trabalho, irão (ou não) para a faculdade, voltarão de lá, e é isso. Exatamente como quando você era solteira.

2 – O sexo pode não ser tão frequente quanto você esperava

Se você namora há algum tempo e não mora com seu namorado, pode achar que essa afirmação é uma loucura, afinal vocês gostariam de poder extravasar todo esse desejo que sentem um pelo outro. No entanto, o que muitos casais experimentam após o matrimônio é uma diminuição na frequência das relações sexuais.

Essa situação é normal e, acredite, provavelmente não será motivo de raiva ou mágoa entre o casal. Acontece que o trabalho e as tarefas diárias exigidas por uma casa consomem muita energia, que vocês precisam recuperar descansando mais que antes.

3 – Os defeitos do ser amado ficam ainda mais aparentes

Se vocês já se desentendem por um determinado defeito de um ou de outro, prepare-se para exercitar a paciência. Com uma proximidade infinitamente maior, que é consequência de dividir a casa com alguém, ficará ainda mais difícil ignorar aqueles hábitos e manias do escolhido. Da mesma forma, do lado dele, as coisas não serão mais fáceis. Imagine discutir, todos os dias, pelos mesmos motivos; ou controlar-se, todos os dias, para não discutir a respeito.

4 – “Não vá para a cama sem fazer as pazes” é utopia

Possivelmente você já tenha ouvido essa frase. Nossas avós e, talvez, até nossas mães, adoram proferi-la para nós. Mas, infelizmente, esse é um conselho furado. Nem todos os problemas da relação precisam ser resolvidos no mesmo dia em que aparecem. É necessário esfriar a cabeça antes de tomar decisões ou mesmo colocar o assunto em pauta. Isso evita conflitos desnecessários que, após uma boa noite de sono, parecerão isso mesmo: desnecessários. Vá, sim, dormir sem fazer as pazes, quando achar necessário, e deixe que o sono faça seu trabalho para acalmar os ânimos.

5 – As coisas que uniram vocês se tornarão ainda mais fortes

Por que vocês se casaram? Porque gostam do mesmo tipo de música? Porque têm interesses em comum? Porque ambos querem ter uma grande família? Esses detalhes, que parecem bobinhos, farão a maior diferença depois do casamento. As coisas que uniram vocês dois se tornarão ainda mais fortes com o passar do tempo e, se forem realmente sólidas, possivelmente serão as responsáveis pelo “até que a morte nos separe”.

Para você