5 brincadeiras originais para seu chá de cozinha

As brincadeiras tradicionais não precisam ser a regra do evento - a tradição pode ser reinventada e modificada se o objetivo for a diversão

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

O chá de cozinha – ou chá de panelas – é uma moda antiga que ajuda a noiva a completar a extensa lista de utensílios de cozinha, banheiro e lavanderia antes de se mudar para a casa nova. A futura esposa convida suas amigas, primas, tias, irmãs, cunhadas e sogra para passar um tempo – normalmente uma tarde – abrindo os presentes, comendo e conversando sobre a vida alheia.

A brincadeira tradicional é tentar adivinhar os presentes recebidos antes de abri-los. Se a noiva acertar, escolhe um castigo para a convidada que levou o presente; se a noiva errar, quem cumpre um castigo é ela. Mas a tradição pode ser reinventada e modificada se o objetivo for a diversão. Confira cinco novas brincadeiras para fazer com suas convidadas.

1 – Quem sou eu?

A noiva escolhe uma pessoa famosa e escreve o nome dessa pessoa em um papel, que ficará dentro de um envelope. O objetivo das convidadas é adivinhar quem foi a celebridade escolhida, mas isso deve ser feito por meio de perguntas que só possam ser respondidas com “sim” ou “não”, tais como “você é homem?”, “você é loira?” e “você tem mais de 30 anos?”. A primeira convidada que acertar o nome da celebridade ganha a brincadeira.

2 – O que ela estava usando?

A noiva sai do ambiente por alguns minutos e, enquanto isso, as convidadas precisam descrever, em detalhes, as roupas que ela estava usando. Detalhes como as cores e tecidos, por exemplo, não devem ser esquecidos. Por fim, aquela convidada que tiver o maior número de acertos, ganha a prenda.

3 – Jogo das afinidades

Dias antes do chá, uma das convidadas deve enviar ao noivo uma série de perguntas sobre ele e sobre o relacionamento dele com a noiva, coisas como “onde vocês se conheceram?”, “qual sua cor preferida” e “o que ela faz que te irrita”, por exemplo. As respostas serão anotadas em um papel e devidamente guardadas até o dia do evento.

Então, em um determinado momento do chá, as mesmas perguntas são feitas à noiva, para ver quanto ela conhece do amado. A cada resposta errada, ela cumpre um castigo.

4 – Já vi essa cena antes

Conforme as convidadas forem chegando, cada uma recebe um papel, no qual deve escrever uma situação engraçada que tenha acontecido entre ela e a noiva. Todos os bilhetes serão colocados em uma mesma caixa e lidos fora de ordem para a noiva, por uma amiga ou convidada. Ela tentará adivinhar com quem viveu aquela cena. A cada erro, cumpre um castigo.

5 – Bingo de bolsas

A noiva, ou uma amiga, vai lendo uma lista de objetos que podem ser encontrados na bolsa de uma mulher. Enquanto isso, as convidadas vão retirando de suas respectivas bolsas os objetos que forem sendo “cantados”. Ao final da lista, a convidada que tiver retirado mais objetos ganha um prêmio.

Convém comprar alguns brindes baratinhos antes, para presentear as convidadas que vencerem as brincadeiras. Ao escolher esses prêmios, lembre-se que eles devem ser apenas pequenas lembranças dos momentos agradáveis passados no chá, de modo que não é preciso gastar muito.

Assuntos: Casamento, Planejamento

Dicas pela Web