Dicas de Mulher Dicas de Saúde

4 regiões do corpo mais castigadas pelo sol e como protegê-las

A dermatologista Helena Zantut dá orientações para proteger orelhas, pernas, couro cabeludo e lábios dos efeitos nocivos do sol

em 30/09/2013

Foto: Thinkstock

Tomar sol é a maneira mais fácil de conseguir um bronzeado no verão. Seja na praia ou na piscina, a maioria das mulheres deseja pegar aquela cor especial que só os dias ensolarados podem proporcionar. Mas, no dia a dia, a incidência de raios solares sobre a pele é tão nociva quanto à beira da água. Algumas atitudes podem te ajudar a prevenir problemas dermatológicos mais sérios. A dermatologista Helena Zantut dá dicas para proteger do sol até mesmo as partes do corpo mais expostas.

1 – A parte de trás das pernas

Muitas vezes as pessoas não passam protetor solar nessa parte das pernas, simplesmente porque se esquecem ou acreditam que não é tão importante proteger esse pedaço do corpo. No entanto, é muito perigoso negligenciar a proteção da pele ali. Helena explica que “o melanoma [tipo de câncer bastante comum em mulheres e altamente perigoso], na verdade, independe de exposição solar; ele é hereditário, e é claro que piora com o sol, mas qualquer parte do corpo pode ser acometida – até mesmo os olhos, as plantas dos pés e as palmas das mãos, por exemplo. O certo é, quando há outros casos na família, ir ao dermatologista e verificar todas as partes do corpo, pelo menos uma vez ao ano”.

Para ela, a melhor prevenção é mesmo o uso contínuo de protetor solar. “Na pele exposta ao sol diariamente, o ideal é usar protetor solar de fator 30 para cima”, recomenda.

2 – O couro cabeludo

Como é difícil passar protetor solar nessa parte do corpo, principalmente porque isso pode causar problemas de oleosidade nos fios, a dermatologista explica que o melhor é “usar protetor solar em spray, além de bonés ou chapéus”. Hoje em dia, de acordo com a especialista, há chapéus e bonés com proteção solar no próprio tecido. Esses produtos seriam os ideais para cumprir essa função.

3 – As orelhas

Quem já queimou a parte de cima da orelha sem se dar conta sabe o quanto isso pode ser incômodo. Acontece que, ao espalhar protetor solar pelo corpo, não nos damos conta de que a orelha é uma das partes que ficam mais expostas aos raios solares. “Nos homens, há uma frequência alta de queimaduras de sol nessa região, devido ao corte de cabelo, normalmente curto. Mas as mulheres também precisam se lembrar de passar protetor solar diariamente na área, sempre com fator de proteção solar acima de 30”, explica Helena.

4 – Os lábios

Não é porque a pele que reveste os lábios é diferente da que reveste as demais partes do corpo que ela não precisa de cuidados. Entretanto, não se pode utilizar o mesmo protetor corporal nos lábios, é preciso escolher um produto específico para essa região e certificar-se de que o fator de proteção solar também está acima de 30. Isso impede o ressecamento dos lábios e também as queimaduras, mais frequentes do que podem parecer. Se possível, antes de dormir, utilize algum tipo de hidratante labial potente. Isso ajuda na absorção do protetor e mantém a boca sempre linda.

Comentários
Dicas relacionadas