4 maneiras de ensinar hábitos de higiene aos seus filhos

Ajudar as crianças com os hábitos de higiene pessoal pode ser um desafio, veja algumas sugestões do que fazer para vencê-lo

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Qualquer um, certamente, adora ver uma criança limpinha e cheirosa, com dentes brancos e bem escovados e os cabelos bem lavados e penteados. No entanto, convencer a criança de manter bons hábitos de higiene pode ser um desafio, já que, para os pequenos, a hora do banho e o momento em que devem escovar os dentes parece ser um fardo difícil de carregar.

Até que os filhos cresçam e percebam que as outras pessoas de fato se importam com os sinais de uma boa higiene, ensiná-los a praticar esses hábitos pode exigir muito esforço e paciência. Por isso, saiba como lidar com esse desafio e aprenda 4 maneiras de ensinar hábitos de higiene aos seus filhos.

1 – Comece com o básico

Ensinar as crianças a lavar bem as mãos é um dos primeiros hábitos a serem praticados. Para torná-lo mais fácil, faça com que a tarefa fique divertida (aliás isso deve ser feito com qualquer hábito de higiene): cante músicas enquanto seu filho lava as mãos, use sabonetes coloridos e com cheiros atraentes para os pequenos e participe você também da tarefa, o que pode tornar o hábito divertido, além de encorajador.

Além disso, é importante ressaltar que os pais devem explicar aos filhos como lavar as mãos de maneira eficiente e a melhor forma de fazê-lo é dando o exemplo e demonstrando a tarefa. Ademais, faça com que o hábito de lavar as mãos faça parte da rotina e lembre seu filho de praticá-lo várias vezes ao dia.

2 – Dê o exemplo

O exemplo dos pais é importante não só no que diz respeito à tarefa de lavar as mãos, mas a todos os hábitos de higiene. Os pequenos devem perceber que, além de importante, esse tipo de tarefa não pode ser separada da rotina de qualquer pessoa, a começar por sua família.

Por isso, convide-os a observar os seus hábitos de higiene e permita que eles observem os pais enquanto escovam os dentes, lavam o rosto ou penteiam o cabelo. Outra sugestão é guiar a tarefa, falando em voz alta tudo o que está acontecendo enquanto realiza um hábito de higiene.

3 – Explique a importância dos hábitos de higiene

Faça uso dos hábitos de higiene como pretexto para introduzir questões de saúde e prevenção de doenças. Explique às crianças que muitas doenças podem ser prevenidas pelo simples fato de lavarem bem as mãos várias vezes ao dia, por exemplo.

4 – Adquira um objeto especial para ajudar

Uma maneira eficiente de incentivar a criança a colocar os hábitos de higiene em prática é motivá-los por meio de algo especial que pode ser desde uma pasta de dente com gostinho especial a uma escova de dente elétrica.

Para você