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4 dicas infalíveis para comer menos

Estratégias para comer só até ficar satisfeita e não exagerar na quantidade

em 24/07/2013

Você já se pegou devorando um pacote de bolachas só para preencher um vazio emocional ou simplesmente exagerando na comida porque ela estava à mão, fácil de alcançar e repetir várias vezes? Estes são alguns dos erros que levam as pessoas a comer demais, mas que podem ser facilmente corrigidos com algumas estratégias. Aqui estão algumas dicas que você pode colocar em prática imediatamente, confira.

1 – Identifique os motivos que estão fazendo você comer demais

A melhor coisa que você pode fazer é aprender a se controlar para quando a vontade de vontade de comer chegar, conseguir se perguntar “Será que estou realmente com fome?”. Se a resposta for afirmativa ou negativa, tudo bem, mas se surgirem dúvidas, pode ser que você esteja sendo influenciada pelas emoções. E é aí que mora o perigo.

As emoções podem ser as grandes responsáveis por fazer você encher o prato de comida ou de ficar beliscando guloseimas o dia todo. O resultado você sente depois, com os quilos a mais na balança.

Portanto, só coma se estiver realmente com fome e, se sentir que está prestes a comer por razões emocionais, procure algo diferente para fazer. Que tal dar uma volta, ligar para uma amiga para conversar ou se divertir fazendo algo que você goste muito? Ocupe sua cabeça com atividades diferentes, assim você evita os assaltos à geladeira.

2 – Não pule refeições

Procure manter uma rotina de horário para as refeições e não pule nenhuma delas, principalmente o café da manhã, almoço e jantar. O ideal é comer a cada três horas, assim você diminui o apetite e aquela fome súbita no decorrer no dia, a armadilha ideal para comer doces, salgadinhos e outros alimentos que engordam.

3 – Mastigue bem

A principal colaboração da mastigação é quanto ao processo digestivo, mas ela também pode ajudar a controlar o quanto comemos. Uma boa mastigação estimula a saciedade, um controle do cérebro que serve para regular a quantidade de alimentos ingeridos. Ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso é importante para quem quer comer menos.

Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto ainda estiver com a boca cheia.

Aprecie o sabor da comida, sinta o gosto e a textura dos alimentos. Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV. E lembre-se: para mastigar bem e lentamente, é preciso se concentrar na refeição.

4 – Use o método da compensação

É bem simples: comeu demais no dia anterior, ou deu aquela escapadinha na dieta para se deliciar com uma boa porção de batata frita? Compense no dia seguinte consumindo uma quantidade menor de calorias em refeições mais leves e saudáveis.

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