4 conselhos para decorar um imóvel alugado

Veja como deixar seu lar aconchegante sem precisar fazer reformas ou mudanças drásticas

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

Morar em casa ou apartamento alugado não precisa significar abrir mão de ter uma decoração funcional, harmônica e que reflita a personalidade da pessoa. É possível fazer escolhas que agreguem valor aos ambientes e não impliquem em fazer um investimento em algo que não é seu e você não poderá aproveitar no futuro.

O receio de decorar espaços alugados é comum e costuma causar muita frustração nos moradores, que temendo fazer algo que não será sempre para o seu benefício, ficam inertes na tentativa de transformar o lugar alugado num verdadeiro lar.

As restrições quanto ao que é possível fazer no imóvel alugado são muitas, porém para fazer uma decoração acolhedora e adequar os espaços não é necessário fazer reformas drásticas, como trocas de pisos e revestimentos e quebras de paredes, basta pensar com criatividade.

1 – Tenha móveis práticos

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer ao ter em mente que morará de aluguel é investir em móveis práticos, que tenham fácil montagem e desmontagem, e possam ser dispostos e utilizados de diversas formas, facilitando a alteração constante do visual nos ambientes e dando tranquilidade caso seja necessária uma futura mudança.

Além da praticidade, os móveis devem ter um tamanho regular, nem grande, nem pequeno demais, para facilitar seu encaixe ajustado nos diversos ambientes e ter um design que seja do gosto da pessoa, claro.

Segundo Sara Volpato, arquiteta e designer de interiores, o primeiro passo em um projeto é definir a melhor posição para os móveis, levando em conta as instalações elétricas e tomadas já existentes. Portanto, a escolha adequada do mobiliário é fundamental para o sucesso da decoração.

A arquiteta ainda orienta: “Se o cliente já tem peças interessantes, é fácil organizar. Depois, é o momento de definir alguns revestimentos que possam ser aproveitados em outro imóvel, como painéis de madeira”.

2 – Use o papel de parede como seu aliado

Papéis de parede são fáceis de aplicar e retirar e podem mudar completamente um ambiente, por ter a capacidade de dar novas cores sem fazer sujeira e bagunça. Existem versões de papéis de parede para todos os gostos, com padronagens diversas, brilhos, texturas e até mesmo lisos e opacos, que se assemelham ao resultado de uma parede pintada.

3 – Abuse de tapetes

Os tapetes são excelentes alternativas para quem não gosta do tipo do piso do apartamento alugado ou para esconder defeitos, como rachaduras arranhões e manchas. Além de trazerem mais beleza ao ambiente por dar a possibilidade de escolha de materiais, cores e estampas, conviver em uma casa com tapetes é uma delícia, pois estes estimulam o tato dos pés, ao circular descalço, promove conforto térmico de modo geral e melhora a acústica do ambiente, evitando incomodar vizinhos com barulho de salto ou sons do home theater, por exemplo.

4 – Expresse-se com acessórios de decoração e roupas de casa

Já que o apartamento alugado não permite o investimento em reformas, aproveite a economia de dinheiro para comprar os melhores e mais belos acessórios de decoração que ficarão para sempre com você.

Comprar obras de arte como esculturas e quadros e emoldurar fotos e pôsteres, colecionar toy art ou souvenirs de viagens, escolher belas luminárias, lustres, adesivos decorativos, vasos com plantas ou flores, cortinas, almofadas e mantas pode revolucionar a apresentação de uma sala; assim como, adquirir roupas de cama e banho de qualidade, com tecidos nobres, bordados e aplicações pode deixar muito mais refinados quartos e banheiros.

Assim sendo, não há porque deixar de decorar o lar alugado, pois existem inúmeras formas de customizar ambientes de maneira reaproveitável e que deixe a casa com o jeito aconchegante que se gosta.

Assuntos: Decoração

Para você