30 minutos de exercícios podem ser tão bons quanto 1 hora

Estudos demonstram que os resultados de exercícios realizados durante meia hora podem surpreender

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

De acordo com estudos realizados na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, publicados no American Journal of Physiology, 30 minutos de exercícios diários podem ser tão bons quanto as atividades realizadas no período de 1 hora.

Segundo os estudiosos, os praticantes que realizaram atividades físicas durante 30 minutos em um período de 3 meses perderam peso na mesma medida daqueles que praticaram exercícios durante 1 hora no mesmo período.

O estudo envolveu 60 homens considerados obesos e sedentários. Aproximadamente um terço dos homens deste grupo foi designado a realizar atividades aeróbicas, intensas o bastante para provocar suor leve, por 30 minutos, enquanto que um terço realizou atividades aeróbicas por 60 minutos e os outros permaneceram sedentários.

Todos os participantes utilizaram monitores cardíacos e contador de calorias durante os treinos realizados em um período de 13 semanas.

Os resultados demonstraram que os praticantes que realizaram as atividades aeróbicas por 30 minutos diariamente, perderam, em média, 3,6 kg. Já os praticantes que realizaram exercícios por 60 minutos perderam, em média, 2,7kg. A redução de massa gorda foi de, em média, 4kg em ambos os grupos.

Além disso, os resultados demonstraram também que os participantes que se exercitaram por 30 minutos queimaram mais calorias do que o esperado em relação ao treino desenvolvido para eles. Já os participantes que se exercitaram por mais tempo, perderam menos peso do que o esperado em relação à quantidade de calorias queimadas.

Os pesquisadores afirmam, no entanto, que a diferença nos resultados entre os dois grupos se deu provavelmente pelo fato de que os participantes os quais praticaram atividades físicas por 30 minutos tomavam seu treino como mais exequível e, assim, apresentavam mais energia e motivação na realização de atividades físicas extra-treino.

Há ainda a possibilidade de os participantes que praticaram atividades físicas por 60 minutos comerem mais e por isso, apresentaram resultados de perda de peso inferior aos do outro grupo.

Logo, nota-se que os estudos realizados são de grande valia, pois assinalam que a falta de tempo não é o maior obstáculo na realização de atividades físicas. Por isso, vale a pena investir em treinos completos que podem ser realizados em curtos períodos, fora ou dentro das academias. Vale a pena lembrar que o acompanhamento de profissionais da área é fundamental para que o treino seja realizado de maneira eficaz.

Assuntos: Boa forma, Fitness

Dicas pela Web
Comentários