3 receitas para incentivar as crianças a comer legumes e verduras

Manter os filhos em uma dieta saudável pode ser mais fácil incorporando alimentos que eles geralmente não gostam em receitas inovadoras

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Filhos: quase todas as mulheres desejam ter essa experiência na vida. A dor e a delícia de dar vida a uma criatura e depois vê-la se desenvolver e crescer forte, inteligente e saudável seduzem o imaginário feminino. Mas a missão da maternidade traz consigo algumas batalhas épicas entre mães e filhos.

O banho, o almoço e até a hora de dormir são, com algumas crianças, testes de resistência e paciência. Fazer seu filho comer o mínimo de verduras e legumes, por exemplo, pode ser tarefa penosa e, por isso, qualquer ajuda ou técnica nova é sempre muito bem vinda. Por isso separamos três maneiras de convencer seus pequenos a comerem alimentos saudáveis.

Picolé de ervilhas

Escolha um molde – pode ser um copo pequeno – e encha ¾ dele com ervilhas (enlatadas ou frescas). Em seguida, complete com água, colocando um palito de sorvete no meio do copo e levando ao congelador.

A receita é simples e a ideia pode parecer muito estranha, mas tem feito sucesso com as crianças ao redor do mundo. Algo no “sorvete” (talvez a cor, talvez a maneira como as ervilhas se arranjam no molde) tem fascinado os pequenos, que não costumam negar a possibilidade de provar.

Lembre-se que, quando se trata de dar às crianças alimentos saudáveis, o que vale é apresenta-los de formas divertidas e inusitadas, aguçando o interesse delas pelo que está sendo oferecido. O picolé de ervilhas tem pontuação dez em todos esses quesitos e promete ser uma maneira inovadora de manter seus filhos saudáveis, portanto abra sua mente e não tenha medo de tentar.

Nuggets de vegetais

Menos estranho que o picolé de ervilhas, mas não menos nutritivo: a ideia aqui é usar a paixão infantil pelos famosos (e controversos, de acordo com os preceitos da nutrição) nuggets e associá-la a uma alimentação saudável.

A verdade é que já existem nuggets feitos de vegetais à venda nos supermercados. No entanto, esses produtos podem conter muitos conservantes e outros componentes que acabam transformando a refeição em algo não tão nutritivo assim. A receita é simples e fica uma delícia.

Ingredientes

  • 1 cebola picada
  • 1 xícara (chá) de brócolis picado;
  • 1 xícara (chá) de couve-flor picada;
  • 1 xícara (chá) de cenoura picada;
  • 1 colher (chá) de azeite;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado;
  • salsa e sal a gosto.

Para empanar

  • 2 claras;
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de milho em flocos;
  • 1 colher (sopa) de azeite para pincelar.

Modo de preparo

  1. Refogue os vegetais com o azeite em uma panela antiaderente;
  2. Deixe cozinhar em fogo baixo, adicionando água conforme for necessário, até amolecer;
  3. Polvilhe a farinha de trigo, adicione o leite e mexa até engrossar;
  4. Tempere com o sal e a salsa;
  5. Coloque em um refratário para esfriar;
  6. Depois de firme, corte no formato desejado e passe pelas claras e pelos dois tipos de farinha;
  7. Coloque em uma assadeira antiaderente e pincele de ambos os lados com o azeite, misturado com um pouco de água;
  8. Asse em fogo médio (180ºC) até dourar, virando depois de 10 minutos.

Nhoque de espinafre

Essa hortaliça, bastante popular no mundo todo devido às aventuras do “Marinheiro Popeye”, é rica em ferro, cálcio e fósforo, além de possuir altas concentrações das vitaminas A e B. Todas essas propriedades nutricionais tornam o espinafre um aliado muito importante para a saúde dos ossos, músculos e dentes, ajudando ainda a conservar a visão e auxiliando na coagulação sanguínea.

Convencer as crianças de todos esses benefícios, todavia, dá um pouco mais de trabalho. Uma boa maneira é incorporá-lo a receitas já conhecidas dos pequenos. O nhoque de espinafre leva, além do próprio espinafre, batatas. A receita é fácil de preparar e pode ser servida com qualquer tipo de molho, o que torna o prato ainda mais saboroso e sua aceitação mais fácil.

Ingredientes

  • 1 maço de espinafre (apenas as folhas);
  • 2 batatas grandes;
  • 1 gema;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

  1. Coloque em uma panela com água as batatas, o espinafre e o sal, levando ao fogo para cozinhar;
  2. Depois de cozidas, bata as folhas do espinafre no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Bata até obter uma pasta;
  3. Amasse as batatas e misture a elas o espinafre;
  4. Adicione as gemas;
  5. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea;
  6. Faça rolinhos com a massa e coloque-os para cozinhar em água fervente;
  7. Escorra e sirva com caldo de carne ou frango.

É importante lembrar o quanto uma alimentação balanceada faz diferença não apenas na manutenção da saúde infantil. Mesmo na vida adulta, consumir alimentos saudáveis é fundamental. Se você tem dificuldades em comer verduras e legumes, invista nessas e em outras receitas práticas para incorporá-los à sua dieta.

Para você