3 receitas de hidratantes caseiros para pés, corpo e rosto

Fazer sua própria loção hidratante pode ser simples e barato

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

A hidratação é parte essencial para manter uma pele com aparência jovem e saudável. O rosto e o corpo precisam ser frequentemente hidratados, de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. No entanto, comprar um hidratante industrializado pode sair caro. Se você não pretende gastar muito mas, ainda assim, não quer abrir mão de uma pele macia, que tal fabricar sua própria loção hidratante?

Hidratante clareador

Esta receita, além de hidratar, pode ajudar a clarear a pele. Você vai precisar de uma colher de sopa de Hipoglós, uma colher de sopa de Minancora, uma ampola de Arovit (vitamina A) e uma colher de sopa de óleo de amêndoa doce.

Para fazer o creme, misture todos os ingredientes, mexendo com cuidado até obter uma substância homogênea. Utilize a mistura à noite, antes de dormir. Durante o dia, não dispense o uso de um protetor solar.

Hidratante corporal

Você vai precisar de ¾ de xícara de óleo de amêndoa doce, 200ml de água mineral ou filtrada, duas colheres de sopa de cera de abelha raspada (aquela utilizada para depilação; certifique-se de ser cera de abelha, uma vez que as outras não terão o mesmo efeito) e 30 gotas de óleos essenciais.

Coloque o óleo de amêndoa doce em um recipiente, junto com a cera de abelha, levando tudo a banho-maria até que a cera derreta por completo. Em seguida, retire imediatamente a mistura do fogo, deixando que esfrie por cerca de dois minutos, de modo a evitar que a cera volte a endurecer.

O próximo passo é bater a água no liquidificador, acrescentando, aos poucos, a mistura de cera e óleo de amêndoa. Em seguida, adicione as gotas de óleos essenciais que você selecionou e bata tudo até obter uma pasta cremosa e homogênea.

Esse creme dever ser mantido preferencialmente na geladeira e tem uma validade de aproximadamente seis meses.

Hidratante para os pés

Esta receita é especialmente eficaz quando utilizada em pés ressecados ou com rachaduras. Você vai precisar de 100 g de vaselina sólida, uma colher de chá de mel e uma colher de café de extrato de própolis.

Para fazer o creme, bata a vaselina até deixa-la com uma dor próxima do branco. Em seguida, acrescente uma colher de chá de mel e uma colher de café de extrato de própolis, assegurando-se de misturar completamente.

Para aplicar, reserve meio litro de leite e um litro de água mineral ou filtrada. Coloque a água em uma chaleira e, assim que atingir a fervura, retire-a do fogo e acrescente o leite. Despeje a mistura em uma bacia.

Você precisa deixar seus pés mergulhados na mistura de água e leite durante cerca de dez minutos, antes de aplicar o creme de vaselina, mel e própolis. Após esse período, seque bem os pés e espalhe o creme delicadamente. O hidratante deve ser armazenado em um pote com tampa e o ideal é que se repita o procedimento uma vez ao dia.

Assuntos: Pele

Para você